Filósofa Djamila Ribeiro abre evento sobre educação na PUC-Campinas

Fórum Diálogos na Educação , promovido pelo Instituto EP, teve transmissão ao vivo

Com a participação da escritora, filósofa, intelectual pública e ativista da justiça social, Djamila Ribeiro, foi realizada na quinta-feira (23) na PUC-Campinas a terceira edição do Fórum Diálogos na Educação. Promovido pelo Instituto EP, com apoio da PUC-Campinas, o encontro teve neste ano o tema “Ser e Pertencer no Ambiente Escolar”. O evento realizado no auditório do Campus I e no Espaço Manacás foi voltado a educadores da região com transmissão on-line, ao vivo.

O Fórum de 2024 teve início com a apresentação do projeto vencedor do Concurso Cultural Boas Práticas na Educação, realizado pelo Instituto EP e selecionado entre projetos enviados por professores da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública. A Pró-Reitora de Inovação Profª. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos representou o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior na abertura.

Em seguida, houve a palestra de Djamila Ribeiro, da Academia Paulista de Letras e uma das mais importantes e respeitadas intelectuais da atualidade, que traz em seus trabalho questões cruciais sobre racismo, gênero e desigualdade.

“A Escola é uma comunidade formada por estudantes, professores, coordenação, direção, equipes de gestão em níveis municipal, estadual e federal, trabalhadores da limpeza e cozinha, pelas mães, pais e responsáveis. É uma rede complexa e cheia de desafios, entre eles uma limitação orçamentária, mas, ainda assim, vemos ações incríveis de pessoas dedicadas à formação de crianças e jovens, preparando essa juventude para uma perspectiva consciente acerca das desigualdades que estruturam essa sociedade. Um ambiente que pede por amor e reflexão, e uma pedagogia social, antissexista e antirracista. Vi lindos projetos em curso e testemunhei a premiação de um trabalho potente realizado em Piracicaba. É nessa cidade que passei muitas férias e vivi dias de acolhimento, tudo o que aquela criança negra precisava naquele momento. Algumas dessas memórias estão no livro ‘Cartas para minha avó’ e fiquei muito feliz em saber de tantos educadores e educadoras que estão trabalhando a obra em sala de aula”, disse Djamila.

A programação seguiu com uma mesa-redonda para discutir o tema “Ser e Pertencer no Ambiente Escolar”. Eliete Aparecida de Godoy, doutora em Educação e professora e diretora da Faculdade de Educação da PUC Campinas, esteve na mesa-redonda e reconheceu a importância da parceria com a PUC para aproximar o Fórum dos alunos, especialmente dos cursos de licenciatura, e para a formação de professores polivalentes que cursam pedagogia.

“É fundamental levar os professores a discutir essa temática de ser e pertencer na escola, com foco nos estudantes, ao mesmo tempo em que eles se descobrem nesse contexto. Uma questão relevante é o desafio de fazer com que os estudantes se sintam parte da escola e sejam protagonistas – e isso pode encontrar resistência das próprias crianças e famílias em se abrirem para outras possibilidades em relação à escola, tornando-se parte da comunidade escolar. É preciso destacar que a comunidade também tem suas expectativas e nem sempre elas vão ao encontro do que os alunos desejam”, afirmou Eliete.

Com informações do Instituto EP

Marcelo Andriotti