Razões para estudar na PUC-Campinas
A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.
O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.
A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.
45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.
Sobre o Curso
O curso de graduação Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas é ideal para pessoas que desejam obter conhecimentos e atuar profissionalmente com questões relacionadas com a produção, direção, roteiro, fotografia, edição e crítica cinematográfica. O perfil profissional inclui habilidades e competências teóricas e práticas em diversas áreas do audiovisual, como direção de atores, produção ficcional, crítica cinematográfica, negócios em audiovisual, e streaming.
COORDENADORIA DO CURSO
Perfil do Profissional
Profissionais do cinema e audiovisual com visão humanística, crítica e inovadora, atuando nas diferentes etapas de realização em cinema e audiovisual, em seus diversos formatos e linguagens, incluindo novas mídias e multiplataformas, que compreendem – a partir de questões técnicas, estéticas e regulatórias – as demandas do mercado e contribuem para preservação da cinematografia brasileira e fortalecimento do setor, por meio de projetos autorais e novos negócios, pautados por valores éticos.
CICLO 1 - MÓDULO 1
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Vida Universitária e Desenvolvimento Integral | 35 |
Profoco – Programa de Formação Complementar em Leitura e Escrita | 35 |
Teologia e Fenômeno Humano | 38 |
Teorias da Comunicação | 76 |
Práticas de Linguagem: leitura e oralidade | 38 |
Introdução à Fotografia | 38 |
Comunicação e Inteligência Artificial | 38 |
História do Cinema | 38 |
Roteiro para Audiovisual | 38 |
Oficina de curta-metragem | 38 |
CICLO 1 - MÓDULO 2
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
PF – Prática de Formação I | 19 |
Audiovisual | 92 |
Comunicação Mercadológica | 38 |
Estilística do Texto | 38 |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação | 38 |
Ciências Sociais: Sociedade e Cultura | 38 |
Comunicação e Conectividade Digital | 38 |
Storyboard: Técnicas e Tecnologias | 38 |
História do Cinema Brasileiro | 38 |
Oficina de Vídeo Multiplataformas | 38 |
CICLO 2 - MÓDULO 3
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
PF – Prática de Formação II | 19 |
Mídias, Narrativas e Imagética | 38 |
Storytelling | 38 |
Fundamentos de Ciência Política | 38 |
Marketing em Ambiente Digital | 38 |
Fundamentos da Comunicação Integrada | 38 |
Audiovisual Corporativo | 76 |
Som para Audiovisual | 76 |
Produção Executiva | 38 |
Atividades Complementares – Cinema e Audiovisual A | 50 |
CICLO 2 - MÓDULO 4
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
PF – Prática de Formação III | 19 |
Acessibilidade em Comunicação | 38 |
Ética e Antropologia Teológica | 38 |
Comunicação e Linguagem Visual | 38 |
Gestão de Crise e Imagem | 38 |
Filosofia, Informação e Sociedade | 38 |
Prática de Documentário | 76 |
Edição de Filmes | 76 |
Pesquisa para produção Audiovisual | 38 |
Atividades Complementares – Cinema e Audiovisual B | 50 |
CICLO 3 - MÓDULO 5
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Opinião Pública | 57 |
Teologia e Sociedade | 51 |
Comunicação e Relações Internacionais | 38 |
Noções de Economia | 38 |
Projeto de Comunicação Integrado | 92 |
Técnicas em Animação | 76 |
Direção de Arte: Cenografia e Figurino | 38 |
Direção de Fotografia: luz e cores | 38 |
Atividades Complementares – Cinema e Audiovisual C | 50 |
CICLO 3 - MÓDULO 6
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Comunicação e Novos Negócios | 38 |
Webwriting | 38 |
Posicionamento em Ambiente Digital | 38 |
Educação em Direitos Humanos: História, Cultura e Meio Ambiente | 54 |
Projeto Integrado em Comunicação | 96 |
Produção Ficcional | 126 |
Direção de Atores | 68 |
Crítica Cinematográfica | 38 |
CICLO 4 - MÓDULO 7
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Negócios em Audiovisual | 38 |
Streaming | 38 |
Cinema Latinoamericano | 38 |
Cinema Imersivo | 138 |
Projeto de Realização Audiovisual | 138 |
CICLO 4 - MÓDULO 8
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Tendências em Comunicação | 38 |
Cinema Experimental | 38 |
Direção Cinematográfica | 138 |
Efeitos Especiais em Som e Imagem | 138 |
Projeto Especial em Audiovisual | 68 |
CICLO 1 - MÓDULO 1
Vida Universitária e Desenvolvimento Integral | Insere o estudante na vida universitária apresentando as dimensões constitutivas da formação acadêmica. Discute a importância do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da responsabilidade do estudante na trajetória do seu processo de formação pessoal, profissional e como agente de transformação social. |
PROFOCO – Programa de Formação Complementar em Leitura e Escrita | Consolida competências e habilidades básicas em leitura e escrita em língua portuguesa. |
Teologia e Fenômeno Humano | Considera e dialoga com as diferentes perspectivas antropológicas. Reflete sobre as abordagens do fenômeno humano a partir de sua história, transitoriedade e transcendência. |
Teorias da Comunicação | Contextualiza o estudo e o desenvolvimento da comunicação na sociedade. Aponta as características, os objetivos, as funções e os conceitos de sociedade de massa, sociedade da informação e sociedade midiática. Desenvolve os processos de comunicação interpessoal e de massa, vistos pelas principais correntes teóricas e tendências contemporâneas. |
Práticas de Linguagem: leitura e oralidade | Aborda práticas sociais da linguagem: leitura e produções orais. Analisa aspectos da linguagem verbal, não verbal e mista nas práticas discursivas. |
Introdução à Fotografia | Aborda a técnica, produção, interpretação e execução de projetos fotográficos visando a aplicação e análise de diferentes produtos de comunicação visual. |
Comunicação e Inteligência Artificial | Explora a relação entre as tecnologias da informação e comunicação e os avanços da inteligência artificial. Aborda conceitos teóricos e práticos, proporcionando uma compreensão de como as tecnologias e técnicas de IA estão transformando o ecossistema comunicativo em diversas esferas da sociedade. |
História do Cinema | Introduz o surgimento do cinema no cenário mundial; elenca as principais fases e as possibilidades de narrativas e estilísticas conforme o contexto político, econômico e tecnológico de cada período. Apresenta a evolução das técnicas cinematrográficas e o surgimento desse mercado. |
Roteiro para Audiovisual | Organiza e desenvolve roteiros para projetos em audiovisual, a partir da discussão de fundamentos da linguagem audiovisual, em diferentes suportes. Aborda as principais teorias sobre a construção de roteiros, explorando diferentes elementos e modelos. |
Oficina de curta-metragem | Introduz a prática da produção de filme curta- metragem passando por todas as etapas do desenvolvimento do produto audiovisual, desde a concepção da ideia até a edição. |
CICLO 1 - MÓDULO 2
PF – Prática de Formação I | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |
Audiovisual | Apresenta os fundamentos técnicos do audiovisual e exercita a produção de material convergente e experimental, com uso das tecnologias em áudio e/ou vídeo. Estimula a elaboração de produções de conteúdo para a área da comunicação. |
Comunicação Mercadológica | Acompanha o estudo do mercado, a atividade decomunicação e suas interfaces com o marketing. |
Estilística do Texto | Estuda recursos linguísticos e mecanismos de linguagem capazes de produzir o efeito artístico que confere estilo ao texto escrito. |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação | Aborda o estudo e a investigação como fundamento da produção do conhecimento no campo da Comunicação. Contextualiza a atividade da pesquisa em comunicação e sua finalidade. Caracteriza e diferencia os diversos tipos de pesquisa em Comunicação. Pesquisas: científica, de opinião pública e mercadológica. |
Ciências Sociais: sociedade e cultura | Apresenta os fundamentos conceituais das Ciências Sociais que possibilitam a análise de temáticas da sociedade contemporânea. Analisa os fenômenos culturais e suas múltiplas manifestações |
Comunicação e Conectividade Digital | Desenvolve os conceitos de cultura, identidade e comunicação na contemporaneidade. Discute e analisa a sociedade em rede e os conceitos de midiatização. |
Storyboard: Técnicas e Tecnologias | Estuda a etapa de pré-produção do audiovisual; apresenta as técnicas para desenvolver storyboard e as tecnologias disponíveis no mercado para desenvolver o processo com eficiência. |
História do Cinema Brasileiro | Apresenta a história da cinematografia brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores. Situa as propostas estéticas e narrativas no contexto social, político e cultural do Brasil. Estuda as tentativas de industrialização do cinema brasileiro, bem como as relações entre cinema, televisão e novas mídias. |
Oficina de Vídeo Multiplataformas | De modo prático, desenvolve um vídeo, passando por todas as etapas da produção audiovisual, formatado para ser divulgado em plataformas diversas. |
CICLO 2 - MÓDULO 3
PF – Prática de Formação II | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |
Mídias, Narrativas e Imagética | Apresenta dimensão documental da imagem entre estética, semiótica e enunciação social. Discute elementos estéticos que desencadeiam interpretações de sentido. Analisa a produção de sentidos por meio de teorias semióticas. |
Storytelling | Aborda princípios, técnicas e aplicações do storytelling na Comunicação; estudo de estratégias narrativas e identificação dos elementos essenciais para criar histórias memoráveis; compreensão da aplicação do storytelling em diversas mídias e contextos comunicacionais. |
Fundamentos de Ciência Política | Conceitua política e compreende Estado, sistemas políticos, partidos, consciência e consenso pelo viés da Ciência Política. Analisa sistema político brasileiro e sua conjuntura. |
Marketing em Ambiente Digital | Desenvolve o aprendizado sobre o composto do marketing voltado ao ambiente digital. Promove análise crítica dos meios digitais, estratégias de negócios, comunicação e impactos tecnológicos no marketing. |
Fundamentos da Comunicação Integrada | Aborda os fundamentos da comunicação integrada: comunicação institucional, comunicação mercadológica e comunicação interna. |
Audiovisual Corporativo | Apresenta o audiovisual destinado para o mercado empresarial. Propõe a concepção de vídeos nos formatos mais utilizados nesse segmento. Discute as tendências de mercado e as inovações de linguagem no audiovisual corporativo. |
Som para Audiovisual | Estuda a importância do som no contexto cinematográfico. Explora as diferentes técnicas de gravação, edição e mixagem de som no cinema. Discute a relação entre som e imagem na narrativa cinematográfica. Estuda a evolução histórica e tecnológica do uso do som no cinema. |
Produção Executiva | Aborda a organização de uma produção audiovisual, desde a gestão de contratos, composição da equipe de profissionais, relação de equipamentos, dimensionamento dos recursos, logística para produção, dentre outras necessidades específicas da produção. |
CICLO 2 - MÓDULO 4
PF – Prática de Formação III | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdo. |
Acessibilidade em Comunicação | Explora os aspectos relacionados à produção de conteúdo acessível e inclusivo, com ênfase em acessibilidade linguística em Libras e em recursos como legendagem e audiodescrição; fornece base teórica para compreender as práticas inclusivas na produção de conteúdo. |
Ética e Antropologia Teológica | Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber. |
Comunicação e Linguagem Visual | Aborda os elementos da linguagem visual: tipografia, composição, diagramação, teoria das cores. Introduz os conceitos de identidade e imagem. |
Gestão de Crise e Imagem | Compreende a importância da preservação da imagem corporativa na prevenção e na gestão de crise e desenvolve a capacidade de interagir com a sociedade e os públicos, por meio da comunicação. |
Filosofia, Informação e Sociedade | Estudo e análise das principais doutrinas filosóficas, procurando refletir criticamente sobre aquisição e o desenvolvimento da informação. Estudo de diversos modos de organização social, visando a produção da pesquisa e da ciência como bem comum da comunidade humana. |
Prática de Documentário | Estuda a história do documentário. Analisa os fundamentos da produção não ficcional: formatos e concepções, discutindo: processos criativos, a questão de autoria, a representação “do outro”, as relações com a ficção e com narrativas noticiosas. Apresenta o panorama contemporâneo das produções não ficcionais independentes. Desenvolve um projeto prático de documentário, em curta-metragem. |
Edição de Filmes | Aborda a montagem das produções audiovisuais como premissa técnica e estética da linguagem e da narrativa. Apresenta e discute as possibilidades de montagens a partir dos estilos e dos recursos tecnológicos de edição. |
Pesquisa para produção Audiovisual | Introdução às principais metodologias de pesquisa na área do cinema e do audiovisual. Análise e formatação de pré-projetos de pesquisa, levando em consideração as especificidades da metodologia da área de conhecimento. |
CICLO 3 - MÓDULO 5
Opinião Pública | Aborda os conceitos e as propriedades da opinião pública como elemento do processo social e da comunicação. |
Teologia e Sociedade | Reflete sobre a pessoa humana, na complexidade de suas relações, em vista do desenvolvimento de uma ecologia integral e da prática da cultura do diálogo. Propõe uma ação de extensão, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, a fim de sensibilizar o aluno a ser agente de transformação da realidade. |
Comunicação e Relações Internacionais | Compreende e analisa o papel da mídia nas relações internacionais. Discute o impacto da mídia na formulação de políticas públicas, campanha eleitoral, movimentos políticos e perspectiva de deliberação política. |
Noções de Economia | Aborda questões econômicas da atualidade que implicam as organizações em seu contexto de mercado. Apresenta ainda o funcionamento micro e macroeconômico de uma economia de mercado. Apresenta elementos introdutórios de finanças de empresas. Contribui como base para disciplina que envolve negociação e produção orçamentária, em módulo avançado do curso. |
Projeto de Comunicação Integrado | Desenvolve um projeto interdisciplinar entre os cursos de comunicação. Possibilita a prática de projetos de comunicação com organizações parceiras. |
Técnicas em Animação | Demonstra os princípios básicos do cinema de animação, destacando os aspectos históricos, estéticos e técnicos. Fornece ao aluno a capacidade de criar imagens em movimento de desenhos sequenciais. |
Direção de Arte: Cenografia e Figurino | Aborda a teoria e a prática das funções do cenógrafo, do figurinista e do diretor de arte no cinema; a importância dos elementos cenográficos na construção da narrativa cinematográfica. |
Direção de Fotografia: luz e cores | Aborda as técnicas de composição, enquadramento e movimentos de câmera. Apresenta os equipamentos e as tecnologias de captação de imagem. Discute a teoria das cores e discute a função estética da luz e das cores na construção da narrativa do produto audiovisual e cinematográfico. |
CICLO 3 - MÓDULO 6
Comunicação e Novos Negócios | Discute os modelos de negócios em comunicação e empreendedorismo. Desenvolve a captação e gestão de recursos. Estimula a elaboração de produtos, soluções e serviços. |
Webwriting | Produz conteúdos e linguagens na Web. Expõe a organização de textos, vídeos e podcasts. Analisa os parâmetros de identificação de textos atraentes para as diversas plataformas digitais. Desenvolve conteúdo para promoção de produtos e serviços. |
Posicionamento em Ambiente Digital | Analisa o papel das mídias digitais no comportamento dos públicos e sua inserção como meio de relacionamento das organizações, personalidades, marcas e produtos em seu posicionamento institucional e de mercado. |
Educação em Direitos Humanos: História, Cultura e Meio Ambiente | Debate temas relacionados aos direitos humanos, articulando questões históricas e contemporâneas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, da sociodiversidade, do multiculturalismo, das relações étnico-raciais e da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígena. |
Projeto Integrado em Comunicação | Desenvolve um projeto interdisciplinar entre os cursos de comunicação. Possibilita a prática de projetos de comunicação com organizações parceiras. |
Produção Ficcional | Apresenta o cinema narrativo ficcional, seus gêneros e formatos. Aborda as técnicas de decupagem de roteiro e construção de sentidos a partir de imagens e sons. Propõe a realização de um curta-metragem de ficção. |
Direção de Atores | Apresenta métodos e técnicas para direção de atores; desenvolve a construção do personagem a partir da tradução do roteiro em produção audiovisual e cinema. Apresenta técnicas de ensaio e continuidade cinematográfica. |
Crítica Cinematográfica | Oferece repertório sobre o contexto econômico, político, social e cultural contemporâneo para o desenvolvimento da crítica cinematográfica. Apresenta e discute critérios de julgamento estético, além dos gêneros e plataforma para formatação da crítica. |
CICLO 4 - MÓDULO 7
Negócios em Audiovisual | Apresenta os processos de produção audiovisual no Brasil, abordando o funcionamento do mercado (produção, distribuição e exibição). Estimula e capacita os estudantes em sua projeção profissional e de seus projetos audiovisuais, familiarizando-os com os processos como pitching, editais, financiamento e novos modelos de negócio e monetização. |
Streaming | Orienta para as possibilidades de produções audiovisuais de diferentes gêneros e formatos voltadas para o streaming. |
Cinema latinoamericano | Apresenta a cinematografia latinoamericana, seus principais filmes e realizadores. Aborda as estéticas audiovisuais produzidas na América Latina. |
Cinema Imersivo | Discute os conceitos iniciais da produção de mídias imersivas, a partir do estudo da história e perspectivas da realidade virtual (VR). Incentiva a criatividade para novas ideias de conteúdo.
Apresenta a dinâmica de produção de trabalhos em VR, abordando ferramentas imersivas, softwares e seus desdobramentos. |
Projeto de realização audiovisual | Elabora a realização de um produto audiovisual, da pré-produção até a pós-produção. |
CICLO 4 - MÓDULO 8
Tendências em Comunicação | Aborda temas de Comunicação relevantes ao mercado e à formação profissional, levando em conta aspectos econômicos, culturais, sociais, políticos e tecnológicos relacionados à profissão e suas práticas, incluindo estudo de casos, notícias e situações envolvendo organizações, reputação e figuras públicas. |
Cinema Experimental | Apresenta as inovações de linguagem no audiovisual. Aborda a videoarte, video-performance, mockumentary e formatos híbridos. |
Direção Cinematográfica | Apresenta os fundamentos básicos que envolvem o trabalho de um diretor. Estuda a mise-en-scène cinematográfica e a articulação do diretor com os demais setores da produção cinematográfica. |
Efeitos Especiais em Som e Imagem | Produz efeitos especiais a partir do som e da imagem e avalia a aplicação dos efeitos especiais nas narrativas audiovisuais. |
Projeto especial em audiovisual | Produção de um filme e/ou produto audiovisual completo, desde a concepção da ideia até finalização e divulgação do produto com a finalidade de articular o conhecimento reunido ao longo do curso. |