Grupo de Música de Câmara do CCA realiza apresentação no Auditório do EHJS nesta sexta

A performance do duo de piano e violão acontece como parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Grupo de Música de Câmara do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas se apresenta com um duo de piano e violão, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, às 13h30, no Auditório Dom Agnelo Rossi, localizado na Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS), no Campus I da Universidade.

A performance, que acontece como parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contará com um repertório exclusivo de Música Popular Brasileira (MPB), porém, mais “colorido e diversificado”.

O Grupo de Música de Câmara do Centro de Cultura e Arte (CCA) foi fundado em 2006 com o intuito de contribuir para o fomento da música erudita na Universidade.

Estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de onze escolas estaduais de Campinas e Região (General Porphyrio da Paz, Djalma Octaviano, Professora Belgica Alleoni Borges, Escola Técnica Estadual de Hortolândia – Centro Paula Souza, Comendador Emílio Romi, Dom João Nery, João Franceschini, Parque dos Servidores, Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, Francisco de Assis, Pedro Salvetti Neto e Marianina de Rosis Moraes) constituirão a maior parte da plateia do espetáculo.

Logo depois, eles participarão de diversas oficinas e palestras dentro do tema da Semana: “Biomas do Brasil: Celebrando a biodiversidade, integrando os saberes e inovando com tecnologias sociais”.

Sobre a Semana
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve início nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, e termina hoje, é um evento de fomento à educação financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento deve receber, ao todo, cerca de setecentos adolescentes de diferentes escolas públicas de várias cidades da região, como Campinas, Hortolândia, Paulínia, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste. As atividades presenciais têm ocorrido nos espaços e auditórios dos Campus I e II da PUC-Campinas e nos laboratórios de ensino e de aulas práticas dos cursos envolvidos.

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve início nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, e termina hoje, deve receber, ao todo, cerca de setecentos adolescentes de diferentes escolas públicas de várias cidades da região.

Com realização da Semana, a Universidade busca estimular a interação entre a academia e a comunidade, na divulgação e disseminação da ciência, com ênfase nos saberes tradicionais e nas tecnologias sociais, além de envolver estudantes de escolas públicas em atividades práticas e educativas relacionadas aos biomas brasileiros.

Sobre o Grupo de Música de Câmara
O Grupo de Música de Câmara do CCA foi fundado em 2006 com o intuito de contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de formações instrumentais diversas, como a Orquestra de Câmara, integrada por músicos da comunidade externa com domínio avançado em seus instrumentos; o Grupo de Música de Câmara, formado por alunos da PUC-Campinas e membros da comunidade externa, cujo enfoque é proporcionar a vivência musical aos integrantes; e, por fim, duos, trios e quartetos, em que são organizados pequenos grupos musicais que se apresentam pelos campi da Universidade e que requerem do participante conhecimento básico de música.

Sobre o CCA
O Centro de Cultura e Arte (CCA) foi criado, em 1987, como órgão complementar da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, encontra-se vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Nestes mais de 35 anos de existência, tem proporcionado e difundido atividades artístico-culturais, de caráter extensionista, dentro e fora da Universidade, por meio de uma agenda de encontros, apresentações e performances de curta duração das cinco linguagens artísticas que o compõem: canto coral, dança, teatro, música popular e música de câmara, sendo os três primeiros organizados em núcleos artísticos experimentais e os dois últimos em grupos artísticos.

Daniel Bertagnoli
18 de outubro de 2024