Inclusão de PCDs no mercado de trabalho é pauta no IV Encontro do CIAPD

Evento propôs parcerias com empresas para intermediar contratações

A PUC-Campinas promoveu nesta terça-feira, dia 11 de dezembro, o IV Encontro do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), que completou, em outubro, 27 anos de serviço às pessoas com deficiência (PCDs) com o oferecimento de atividades que visam à inclusão social.

O evento, que se destinou aos alunos do centro e, principalmente, ao público externo, contou com a participação de representantes da Gerência Regional do Trabalho de Campinas e da vice-reitora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), Profa. Dra. Maria Helena Cirne de Toledo, que abordaram temáticas relacionadas à inclusão de PCDs, em especial no mercado de trabalho.

O encontro, que propôs parcerias às organizações da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o alcance das metas relativas à contratação e retenção de pessoas com deficiência, contou, ainda, com uma experiência sensorial, permitindo que os presentes compreendessem os desafios vivenciados diariamente por deficientes físicos e cegos.

“Entendemos que, com o trabalho realizado pelo CIAPD, estamos investindo no futuro do país, um futuro de respeito, de igualdade, de oportunidades para todos. Temos esse compromisso na PUC-Campinas”, afirmou o Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

CIAPD

O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) oferece gratuitamente à comunidade cursos de atualização e capacitação. Atualmente, sete modalidades de oficinas estão disponíveis para a participação de PCDs: Treinamento de Habilidades Profissionais; Empregabilidade; Jogos e Modalidades Esportivas; Empreendedorismo; Geração de Renda; Orientação de Pais e/ou Responsáveis; e Acompanhamento de Carreira.

Além do trabalho desenvolvido por meio destas atividades socioeducativas, que já beneficiou mais de oito mil pessoas ao longo de quase três décadas, cerca de 200 empresas da RMC receberam cooperação técnica para adequar suas operações à chegada de PCDs.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail ciapd@puc-campinas.edu.br, ou pelo telefone (19) 3343-7116.

Veja, também, a reportagem completa sobre o IV Encontro do CIAPD:

Vinícius Purgato
12 de dezembro de 2018