Jogos Escolares – Intercatólicas chegam ao fim com a participação de mais de 600 estudantes

Sete escolas participaram da quinta edição do evento que teve o patrocínio da PUC-Campinas

A quinta edição dos Jogos Escolares – Intercatólicas chegou ao fim no último sábado, dia 24 de agosto, após contar com a participação de mais de 600 estudantes de sete colégios católicos de Campinas, que juntos contam com um total de cerca de 7 mil alunos matriculados. Eles disputaram, por mais de duas semanas, em treze modalidades esportivas nas categorias 8º e 9º Ano e Ensino Médio. O evento contou com o patrocínio da PUC-Campinas.

A abertura aconteceu no Anfiteatro do Instituto Educacional Imaculada, no Jardim Guanabara, na noite do último dia 7 de agosto, com a presença de representantes das escolas participantes, totalizando cerca de 500 pessoas. Durante o evento, um vídeo institucional da PUC-Campinas foi veiculado e, em seguida, partidas de vários esportes foram disputadas marcando o início da competição.

O vôlei misto foi uma das treze modalidades esportivas, divididas nas categorias 8º e 9º Ano e Ensino Médio, disputadas pelos alunos da sete escolas participantes dos Jogos Escolares – Intercatólicas.

Nos dias seguintes, os confrontos de todas as modalidades passaram a ser realizados no Colégio Notre Dame de Campinas e aconteceram ao longo de três sextas-feiras (dias 9, 16 e 23 de agosto), no período da tarde, e dois sábados (dias 17 e 24 de agosto), o dia todo, contando com um público de, em média, 250 pessoas às sextas-feiras e entre 400 e 500 aos sábados.

Promoção do esporte
As sete escolas (Colégio Franciscano Ave Maria; Colégio Madre Cecília; Colégio Dom Barreto; Colégio Notre Dame de Campinas; Colégio Padre Júlio Chevalier; Colégio Sagrado Coração de Jesus; e Instituto Educacional Imaculada) participaram da competição com o intuito de promover o esporte como um instrumento para estimular a formação de valores, o sentimento de pertença e a fidelização do aluno à instituição em que estuda. Além disso, os colégios buscaram, a partir da interação pelo esporte, obter alto grau de sinergia e cooperação entre eles nas mais diversas áreas, visando o fortalecimento de cada um.

Sobre as modalidades
Os treze torneios esportivos disputados esse ano (futsal feminino e masculino; handebol feminino e masculino; vôlei misto; basquete feminino e masculino; xadrez; beach tennis misto; e atletismo – salto em distância, arremesso de peso e corrida de 100 metros rasos) foram divididos em duas categorias: 8º e 9º Ano e Ensino Médio. A exceção ficou por conta do futebol de campo masculino, que só foi disputado na segunda categoria.

De acordo com Tobias Ribeiro, coordenador pedagógico do Colégio Notre Dame de Campinas e coordenador geral dos Jogos, o esporte tem um grande potencial na formação e desenvolvimento dos estudantes e que, ao restringir o evento às escolas católicas, além de favorecer o vínculo dos alunos a elas, é possível ainda “garantir os valores nos quais acreditamos e, conjuntamente, dar maior longevidade ao Intercatólicas. Caso contrário, uma competição descontrolada poderia ser fonte de conflitos e, talvez, não permitisse que esta atividade durasse por tantos anos”.

Os torneios são realizados desde 2018, com exceção dos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de Covid-19. Tobias explica que foi interessante observar, após a volta à normalidade, o quanto o esporte fez falta naquele período de isolamento imposto pelo surto, pois, “dois anos para uma criança ou adolescente é muito tempo, pensando no desenvolvimento deles”.

Sobre as disputas e os prêmios advindos da competição, o coordenador comenta que, em todas as edições, os troféus e medalhas vão sendo entregues conforme os torneios vão sendo encerrados, mas que um ranqueamento das escolas não é realizado a fim de evitar que um colégio não seja supervalorizado em relação ao outro e que este último não seja exposto como menos competente. Segundo ele, “isso não iria contribuir para a interação e as boas relações que queremos construir entre estas escolas irmãs”.

Patrocínio
A PUC-Campinas foi a patrocinadora dos Jogos Escolares – Intercatólicas de 2024. A Universidade estampou a sua logomarca em todos os uniformes e a veiculou em todos os materiais impressos referentes ao evento. Além disso, ela também foi exposta em faixas e placas posicionadas nos locais das partidas.

Por fim, um vídeo institucional, com cinco minutos de duração, foi exibido durante a cerimônia de abertura com o intuito de apresentar a PUC-Campinas a todos os presentes.

Daniel Bertagnoli
27 de agosto de 2024