O Laboratório de Análise Instrumental dispõe de uma infraestrutura adequada e instalada para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de química analítica, engenharia de processos, biotecnologia e bioquímica. Conta com um espaço multiusuário para a realização de projetos de pesquisas e prestação de serviços que necessitem de análises instrumentais de separação, de quantificação de espécies em amostras, identificação de compostos orgânicos e inorgânicos, bem como o aprimoramento e desenvolvimento de metodologias inovadoras de análises. O laboratório possui equipamentos como espectrofotômetro UV-visível, espectrômetro de infravermelho, espectrômetro de absorção atômica, cromatógrafo em fase líquida e em fase gasosa e potenciostatos.
Localizado na Escola Politécnica – Bloco CTB2 (Campus I), este laboratório multiusuário é compartilhado com a comunidade interna e externa à PUC-Campinas, por meio do estabelecimento de parcerias para estudos, pesquisas e pesquisas aplicadas.
EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência
A cromatografia líquida é uma técnica que permite a determinação e quantificação de compostos orgânicos não voláteis.
Aplicações
Análise cromatográfica em fase líquida de compostos orgânicos (ácidos orgânicos, carboidratos, peptídeos, contaminantes, cosméticos, fármacos, drogas em geral, entre outros).
Cromatógrafo a Gás
A cromatografia a gás é uma técnica que permite separar, analisar e quantificar substâncias gasosas, voláteis e termoestáveis.
Aplicações
Análise cromatográfica em fase gasosa de compostos orgânicos, separação e purificação (alimentos, bebidas, derivados do petróleo, contaminantes em geral, entre outros).
Espectrômetro de Infravermelho
A técnica de espectroscopia no infravermelho permite análises espectroscópicas na região do infravermelho médio (4000 a 400 cm-1) de compostos orgânicos, partículas e nanocompósitos inorgânicos, possibilitando a identificação e/ou confirmação da presença de grupos funcionais na estrutura das moléculas.
Aplicações
Caracterização e identificação de compostos orgânicos e inorgânicos, como matérias-primas, insumos e produtos finais.
Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível
A técnica de espectroscopia na região do UV-Vis (200 a 800 nm) é aplicada em análises químicas que visem a caracterização e/ou quantificação de diversos componentes orgânicos e inorgânicos. Também serve para coletar algumas informações sobre a presença de determinados grupos funcionais na estrutura de compostos orgânicos na região do ultravioleta. Interações moleculares também podem ser observadas pela mudança de comprimento de onda, especialmente na região do UV.
Aplicações
- Análise de amostras líquidas e sólidas;
- Determinação de comprimentos de absorbância máxima para compostos orgânicos antes de sua análise por HPLC;
- Monitoramento de reações enzimáticas;
- Análise de interações químicas entre moléculas quando há mudança de espectros de absorbância.
Comitê Gestor (2024-2026)
Prof. Dr. Augusto Etchegaray Junior
Profª. Drª. Betânia Hoss Lunelli
Profª. Drª. Regina Márcia Longo
Profª. Drª. Renata Kelly Mendes Valente