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Licenciatura em Geografia da PUC-Campinas recebe nota máxima em avaliação in loco do MEC

A renovação de reconhecimento do Curso certifica a excelência da Universidade na área

O Curso de Licenciatura em Geografia da PUC-Campinas acaba de consolidar a sua excelência acadêmica ao receber a nota 5 na mais recente avaliação de renovação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), cuja certificação, concluída neste mês de fevereiro, contou com a análise criteriosa de dois avaliadores com profundo conhecimento na área.

Esta avaliação, assim como as demais realizadas por comissões de avaliadores do MEC, é feita “in loco” de forma remota, por meio de reuniões síncronas com as direções das faculdades ou coordenações dos cursos, com os docentes, com os estudantes, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os dirigentes da Universidade. Para mostrar toda a infraestrutura utilizada pelo Curso aos avaliadores foi utilizado o esquema de transmissão ao vivo, tal qual uma live, onde os espaços da Universidade foram sendo percorridos.

O diretor da Faculdade de Geografia, Estéfano Seneme Gobbi, explica que “o recebimento desta nota 5 é muito importante porque reflete todo o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. Nas últimas seis avaliações desde a implantação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), ocorridas de 2005 pra cá, o Curso conseguiu, através da avaliação realizada pelos alunos e alunas, uma nota 4, porém, agora, com a avaliação presencial, a gente conseguiu a nota máxima, que é, sem dúvida nenhuma, fruto do esforço da Universidade em manter uma infraestrutura adequada e de tratar muito bem, com respeito, os seus estudantes”.

O futuro professor de Geografia deve, além de dominar o conhecimento geográfico e os instrumentos básicos para a compreensão do espaço geográfico (cartografia, geotecnologias e geoprocessamento), ser capaz de promover a transposição didática com naturalidade e utilizar as novas tecnologias como motivadoras para o aprender.

Ele comenta ainda que esta conquista só foi possível em virtude do trabalho dos professores e professoras que “continuam se atualizando cada vez mais, realizando as suas pesquisas e publicações e desenvolvendo as atividades de curricularização da extensão de nossa parceria com a Fundação Florestal (entidade pública vinculada ao Governo do Estado de São Paulo criada com o objetivo de conservar, manejar e ampliar as florestas de produção e as unidades de conservação em território paulista), que tem gerado produtos excelentes para serem aplicados, tanto em escolas de educação básica daqui de Campinas quanto em processos de educação ambiental nos núcleos onde a Faculdade de Geografia desenvolve os seus trabalhos de campo”.

A avaliação
Em relação à organização didático-pedagógica, além da estrutura curricular, foram avaliados o perfil profissional do egresso, os conteúdos curriculares, o apoio aos discentes, as metodologias de ensino e o uso de tecnologias de informação e comunicação, entre outros fatores.

Quanto ao corpo docente, a análise considerou inúmeros critérios, dentre os quais, o regime de trabalho, a experiência profissional dos professores e as suas titulações e produções acadêmicas. Por fim, no quesito infraestrutura, foram avaliados itens como salas de aula, laboratórios, bibliografia e espaços de trabalho.

Sobre as notas
As notas atribuídas pelo INEP variam de 1 a 5. As notas 1 e 2 indicam desempenho abaixo da média; a nota 3 sinaliza que os requisitos mínimos estão sendo atendidos; a nota 4 sugere que o curso está acima da média; e a nota 5, a máxima, conseguida pelo Curso de Licenciatura em Geografia da PUC-Campinas, reflete o mais alto grau de excelência, tornando-o uma referência nacional.

Esta avaliação, assim como as demais avaliações realizadas por comissões de avaliadores do INEP/MEC, é feita “in loco” de forma remota, por meio de reuniões síncronas com as coordenações dos cursos, com os docentes, com os alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os dirigentes da Universidade.

“A materialização desta nota 5 se deu após um processo de longo prazo, ou seja, não é um trabalho que vem de agora, mas sim, um trabalho que reflete a tradição dos mais de oitenta anos de nossa faculdade”, conclui o diretor.

Sobre o Curso
O Curso de Licenciatura de Geografia permite que o formado ministre aulas nos ensinos fundamental, médio e profissionalizante e se envolva diretamente com a produção de materiais didáticos, área em expansão no ensino, em todos os níveis. Para tanto, as aulas se dividem em teóricas, práticas e técnicas, ampliando o espectro de aprendizagem significativa dos alunos e os envolvendo diretamente com as duas facetas principais do conhecimento: o ensino e a aprendizagem.

O futuro professor de Geografia deve, além de dominar o conhecimento geográfico e os instrumentos básicos para a compreensão do espaço geográfico (cartografia, geotecnologias e geoprocessamento), ser capaz de promover a transposição didática com naturalidade e utilizar as novas tecnologias como motivadoras para o aprender.

Além disso, completando a sua formação é imprescindível que o professor de Geografia esteja atento às questões que se colocam como embasadoras para o profissional da educação, tais como inclusão, interdisciplinaridade, desenvolvimento de projetos, valorização da diversidade étnica e cultural brasileira, entre outras. Esses temas são tratados de forma transversal ao longo da formação nos chamados “projetos integrados”, nas “metodologias de ensino” e nos “estágios supervisionados”, que é o momento em que os alunos interagem diretamente com diversas realidades escolares.

Para saber mais sobre o mais novo curso nota 5 da PUC-Campinas, clique aqui.



Daniel Bertagnoli
18 de fevereiro de 2025