Livro “Pequeno Manual para o Futuro Líder” é lançado na PUC-Campinas

Obra, da Editora Splendet, é de autoria de Luis Norberto Pascoal e Gabriel Stockler e tem o prefácio feito pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior

A PUC-Campinas e a Companhia DPaschoal de Participações, por meio de uma parceria, lançaram, nessa quinta-feira, 15 de agosto, o livro “Pequeno Manual para o Futuro Líder”, da Editora Splendet. A autoria é de Luis Norberto Pascoal, empresário fundador da DPaschoal, e Gabriel Stockler, líder da IAI Partners, nascida da veia inovadora da empresa e dedicada à aceleração de ideias e transformação organizacional. O prefácio da publicação é do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e a apresentação é da Pró-Reitora de Inovação da Universidade, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos.

A obra traz insights e direcionamentos para jovens que se preparam para entrar no mundo do trabalho, inspirados pela visão de sucesso do fundador da DPaschoal, uma das empresas de maior sucesso do setor, e de várias outras empresas. O empresário sempre atuou, também, com preocupação voltada para o social, o meio ambiente e a educação – a DPaschoal possui a Fundação Educar, que dispõe de projetos voltados para crianças, inclusive com a publicação de livros infantis.

Segundo Luis Norberto, a ideia surgiu da vontade de responder questões para as quais ele ainda não havia formulado, objetivamente, uma resposta. “Há um tempo, eu comecei a perceber que muitos me perguntavam sobre como havia conseguido construir essa história na área empresarial e social. Eu, honestamente, não tinha uma reposta objetiva e clara, e me negar a responder também não era legal. Mas quando o Gabriel Stockler entrou na área de inovação e aceleração de ideias, começamos a trabalhar juntos em algo que pudesse fazer sentido. Dessa forma, surgiu a ideia de fazer um pequeno livro de bolso, que você lê em poucas horas. Ele me fez perguntas e eu fui respondendo. A ideia é de um livro feito por um jovem com a minha visão sobre as questões abordadas”, comenta.

Para Gabriel, trata-se de uma maneira de levar dicas importantes de quem conseguiu criar uma jornada de sucesso. “A proposta é trazer, para o jovem líder, aquele que está se formando ou que quer reciclar alguns conceitos, diretrizes fundamentais que o Luis utilizou ao longo da jornada dele, que fizeram ele ter todo esse sucesso. A ideia é compartilhar e criar essa ponte, já que entendemos que a educação é o pilar central para a transformação do mundo”, explica.

Para a professora Camila, a publicação traz recomendações importantes que podem ajudar muito no direcionamento do jovem líder. “A publicação vai enriquecer a formação e ajudar justamente nessa aquisição de habilidades que não são essencialmente técnicas, mas que são muito importantes para que a pessoa tenha um bom desempenho e tenha um cargo de liderança em especial. E são habilidades muito bem recomendadas, porque vêm de uma pessoa que vivenciou isso. Não são conselhos vazios, mas orientações de uma pessoa que aplicava isso no dia a dia”, comenta a Pró-Reitora de Inovação.

Os estudantes lotaram a arena do Manacás para ouvir os direcionamentos de um dos maiores líderes empreendedores do país. Após a apresentação da obra, o evento abriu espaço para perguntas dos estudantes, que, por mais de uma hora, puderam esclarecer dúvidas e saber mais sobre o futuro da liderança em empresas.

Luis Norberto também mostrou sua inquietação e a vocação por inovar. Ao final da entrevista de lançamento do livro, ele já apresentou uma nova ideia. “Caberia, talvez, fazer uma reimpressão, usando aquelas pessoas que leram e que contribuiriam com novos pontos. Elas nos enviariam para que pudéssemos revisitar os temas. Porque não tem nada pronto no mundo atual. Tudo que começa já tem uma correção na hora que termina. É uma velocidade diferente”, completou.

Todos os estudantes presentes receberam uma cópia da obra, que também será distribuída em eventos específicos.

A versão em PDF está disponível no site da editora e pode ser baixada clicando aqui.

Carlos Giacomeli
19 de agosto de 2024