Livro sobre economia circular será lançado pela Editora Splendet dia 28

Editora da PUC-Campinas reuniu diversos autores para a coletânea

A Editora Splendet, da PUC-Campinas, lança, dia 28 de maio, às 19h30, no Auditório do Campus I, o livro “Economia Circular: em Direção a um Futuro Sustentável”. O evento contará com a palestra magna do Prof. Dr. Flávio Hourneaux Júnior, da FES-USP, presidente do PRME no Brasil, sobre o pacto global das Nações Unidas voltado para as universidades.

A economia circular busca reduzir o impacto e a necessidade de utilização de recursos naturais fazendo o resíduo voltar a ser matéria-prima, ou seja, um novo produto. O objetivo é reduzir o problema da escassez ecológica e a pressão sobre os recursos naturais.

A ideia da obra nasceu após um evento realizado na Universidade, entre a Bosch e a Panasonic, com um fórum de discussão. A partir desse evento, houve a iniciativa de se produzir o livro e foram convidados como organizadores o Prof. Dr. Diego Conti, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, e Marcelo Anderson de Souza.

“Organizar uma coletânea é sempre muito desafiador, porque envolve vários autores, com uma série de prazos editoriais, revisões etc. Por outro lado, quando fica pronto, também é muito prazeroso ver um trabalho como esse finalizado. E a gente deixa uma entrega bastante importante, principalmente porque o livro compreende pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, desde pessoas, por exemplo, ligadas mais à engenharia, como outras do campo da gestão, da biologia”, disse o prof. Diego.

A obra é interdisciplinar, com uma composição com pessoas da academia e do mercado, por isso não é um livro puramente de linguagem acadêmica ou voltado para a área científica.

“Ele é um livro que permite que qualquer pessoa interessada no assunto da economia circular possa entender mais sobre o assunto, se debruçar no tema e se especializar. Nós temos, então, uma divisão em 12 capítulos. O capítulo 1, por exemplo, fala sobre a economia circular, é bastante didático, porque ele vai trazer mesmo o ‘beabá’, e trazer o que é o conceito, de onde vem, origens históricas”, explica o professor.

Os diversos autores trazem outros temas, como a influência das tecnologias da indústria 4.0 na economia circular, novos designs de embalagem e produtos, brechó como uma ferramenta de economia circular, ecodesign dos produtos, questões ligadas à área ambiental e exemplos de como implantar processos circulares.

Entre os autores, há também alunos e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da PUC-Campinas, que atuam na gestão privada e pública, além de professores e pesquisadores de outras universidades do Brasil e de Portugal.

Confira os autores e capítulos

Diego de Melo Conti e Marcos Ferasso – A Logística Reversa como agente da economia circular: um ensaio sobre os potenciais e desafios no contexto brasileiro

Flávio de Miranda Ribeiro – Adoção da Economia Circular nas empresas industriais frente aos desafios das mudanças climáticas

Samuel Carvalho de Benedicto, Cibele Roberta Sugahara, Luiz Henrique Vieira da Silva e Daniella Ribeiro Pacobello – Influência das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e ferramentas de ecoeficiência da economia circular para a gestão sustentável do resíduo eletroeletrônico