Maio tem queda de 50% em novos contratos em comparação ao mesmo mês de 2023

O destaque negativo ficou por conta dos serviços, com queda acentuada no período

O mês de maio registrou um número 50% menor de novos contratos em relação ao mesmo mês de 2023. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Setorialmente, todas as atividades perderam dinamismo. No entanto, na indústria de transformação, o saldo foi 44% menor. No setor de serviços, segmento que sempre protagonizou a dinâmica de geração de emprego, essa queda foi de 68%.

“Apesar de no acumulado o saldo de novos contratos em 2024 estar maior do que o observado em igual período do ano passado, o desempenho desse mês acende um sinal de alerta para possível perda do dinamismo no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas”, disse a Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski, do Observatório PUC-Campinas.

A boa notícia é que a remuneração dos novos contratados se manteve estável, no patamar de R$ 2,2 mil.

Clique aqui e acesse os dados do Caged

Carlos Giacomeli
1 de julho de 2024