Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PRINCÍPIO NORTEADOR

O MANACÁS é um programa da PUC-Campinas que visa criar experiências educativas de caráter inovador na formação humano-profissional de estudantes e de professores por meio do desenvolvimento de tecnologias para realização de projetos e de objetos digitais de aprendizagem, que façam crescer e florescer a educação diferenciada para transformar o processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS

Criar e desenvolver objetos digitais de aprendizagem com vistas ao aprimoramento de práticas pedagógicas orientadas para o protagonismo discente.

Promover a formação contínua e continuada de professores e estudantes com o desenvolvimento e o apoio à formação de comunidades de aprendizagem ancoradas nos ambientes do Manacás.

Refletir sobre o uso educacional das tecnologias, dentre elas a Inteligência Artificial, com metodologias que auxiliem na construção de conhecimentos e saberes, com proposta de ensino em busca de perguntas, não só de respostas, por meio, por exemplo, de projetos como metodologia de ensino.

Estabelecer parcerias com viés acadêmico para produção, publicação e validação de projetos e objetos digitais de aprendizagem.

Diante dos conflitos e tensões que permeiam a contemporaneidade, é preciso amparar nossas propostas em perspectivas multidisciplinares que nos permitam pensar o humano como protagonista.

Nesse sentido, a proposta do Programa Manacás se distancia de visões marcadamente tecnicistas no que tange às imbricações entre as tecnologias e os fazeres humanos em quaisquer áreas (e, especialmente, no campo da educação).

A vertente orientadora do Programa privilegia o desenvolvimento de projetos e processos que promovam novas práticas apoiadas em meios igualmente inovadores. De tal forma, não se trata apenas de substituir antigos recursos tecnológicos por outros mais atuais para continuar fazendo as mesmas coisas. Não se trata também de propor a inserção indiscriminada de aparatos digitais da mais diversa ordem como forma de romper com antigos procedimentos educacionais.

O Programa Manacás nos convida a pensarmos em Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), também conhecidos como Objetos Educacionais Digitais (OED), a partir da ótica de pedagogias emergentes.

Assim, pensar e desenvolver ODAs pautados por reflexões
“[…]acerca dos processos educacionais que têm como foco principal oportunizar as potencialidades oferecidas pelas tecnologias com o objetivo de renovar criativamente a cultura da aprendizagem na sociedade contemporânea, empregando o caráter interativo e colaborativo dessas tecnologias” (Rocha; Azzari, 2018, p.494).

ROCHA, C. H.; AZZARI, E. F. Pedagogias emergentes. In: MILL,
D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de
educação à distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 491-495.

Conheça os Espaços


Espaço Convivência

  • Recepção ao estudante e assistência ao estudante e às monitorias
  • Estudo em grupo
  • Espaço interativo

Espaço Co-studying

  • Defesa de bancas que envolvam membros remotos
  • Reuniões virtuais
  • Reuniões interinstituições/ grupos de pesquisa
  • Atividades por metodologias híbridas, como a de rotações de estações
  • COIL (pequenos grupos)

Sala Multipráticas

  • Recursos educacionais abertos
  • MOOCs e plataformas de busca de atividades acadêmicas ou repositórios digitais
  • COIL (grandes grupos)
  • Pesquisa por observação
  • Permite a prática de diversas metodologias híbridas

Arena

  • Palestras
  • Seminários “pitchs”
  • Aulas expositivas e interativas
  • Treinamentos
  • COIL – Online International Collaborative Learning
  • Integração com a Sala Multipráticas

Notícias


AGENDE UMA VISITA

E-mail: manacas@puc-campinas.edu.br
Telefone: 3343-6995
Instagram: manacaspucc

--