Mescla e Unimed Campinas realizam workshop sobre IA e IoT

A atividade representa o início de um projeto amplo de colaborações entre a Unimed e o hub de inovação Mescla da PUC-Campinas, tendo em vista gerar inovações na área da saúde

O Mescla, em parceria com a Unimed Campinas, realizou, no último dia 8 de outubro, o workshop “IA, IoT e Saúde: Uso de Tecnologias para a Criação de Soluções”. O evento reuniu colaboradores de diversas áreas da Unimed, que se dedicaram à identificação de desafios e oportunidades envolvendo Inteligência Artificial e Internet das Coisas, dentro da empresa.

Após a recepção das equipes da Unimed e do Mescla, Luca Samuel Moreto e Pedro Augusto Marischka Mateus, do setor de Inovação e Novas Tecnologias da Unimed, apresentaram a agenda do dia. Em seguida, Elias Berni, analista de inovação do Mescla, fez uma breve introdução sobre a estrutura de inovação da PUC-Campinas.

A agenda teve início com a palestra do Prof. Dr. Saullo Haniell de Oliveira, pesquisador do AIoTLab da PUC-Campinas, que abordou as “Aplicações de IA + IoT para a Criação de Projetos e Otimização de Processos”.

A programação incluiu também uma visita guiada ao AIoTLab Brasil, conduzida pelo Prof. Dr. Cesar Quiroz, da PUC-Campinas. Tanto a palestra quanto a visita tiveram como objetivo contextualizar os funcionários da Unimed sobre as tecnologias de IA e IoT aplicadas ao setor de saúde.

Após a visita, os gestores da Unimed participaram de um workshop prático, organizados em equipes, no qual foram desafiados a identificar problemas e oportunidades em suas áreas. A atividade foi conduzida pelos professores Me. Maurício Pinheiro e Dr. Tomas Sniker, com o apoio ativo dos pesquisadores do AIoTLab Brasil: Alexandre Fonseca Brandão, Alexandre Monteiro Ribeiro, César Henrique Córdova Quiroz, Diana Costa Nascimento, Elias Berni e Saullo de Oliveira, que enriqueceram as discussões sobre possíveis soluções para problemas e oportunidades, identificadas pelas equipes.

Ao final do workshop, cada equipe teve a oportunidade de apresentar os resultados das suas discussões. Antonio Carlos Queiroz Filho, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas de Unimed Campinas, encerrou as atividades com uma fala de agradecimentos pelo empenho de todos em relação ao trabalho e comentou sobre o início promissor das parcerias envolvendo PUC e Unimed: “Agradeço aos colaboradores de diversas áreas da cooperativa pela dedicação que já começa a gerar resultados expressivos. A parceria entre Unimed Campinas e Mescla é promissora e juntos continuaremos alcançando grandes conquistas.”.

A próxima fase da parceria envolverá a participação da Unimed na 11ª Mostra de Inovação da PUC-Campinas, o Motiv.se, como patrocinadora. As questões e oportunidades levantadas durante o workshop serão encaminhadas para serem desenvolvidas pelos estudantes da universidade. Além disso, profissionais da Unimed atuarão como mentores no evento.

A parceria deverá continuar no decorrer de 2025 no programa Cria Tech, dentro do qual os melhores projetos apresentados no Motiv.se deverão passar com um processo de aceleração, sob mentoria de profissionais da Unimed.

Carlos Giacomeli
21 de outubro de 2024