Missa de celebração aos 83 anos da PUC-Campinas é realizada no Auditório do Campus I

Celebração foi conduzida pelo Arcebispo de Campinas e Grão-Chanceler da Universidade Dom João Inácio Müller

A PUC-Campinas celebrou, nesta terça-feira (4), a missa de aniversário de 83 anos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A celebração abriu as comemorações, que terão prosseguimento na próxima sexta-feira (7) com a outras atividades, como o anúncio da Galeria de Reitores e do projeto ”PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos – Memória, Tradição e Inovação”.

A missa foi conduzida pelo Arcebispo de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, na presença do Bispo Emérito Dom Gilberto Pereira Lopes; Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, Vice-Presidente da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução); presbíteros e diáconos. Pela Universidade, marcaram presença o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; Pró-Reitores, Decanos, diretores, coordenadores, professores, gestores, funcionários e estudantes; Aguinaldo Pereira, Superintendente do Hospital PUC-Campinas; Dr. Altair Massaro, diretor-geral da Maternidade de Campinas. Entre as autoridades, estiveram na celebração os secretários municipais Peter Panutto (Secretário de Justiça) e Aurilio Sergio Caiado (Secretário de Finanças); além do Dr. Newton Frateschi, vice-presidente do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação; entre outros representantes autoridades civis e militares e representantes do Colégio Pio XII.

O Arcebispo, durante a missa, fez questão de reconhecer todos que fazem a PUC-Campinas e acenar para um olhar ao futuro. “Nós temos um time muito bom, com pessoas comprometidas com a causa da nossa Instituição. Isso faz uma grande diferença, quando todos buscam dar o melhor e todos se alegram quando a instituição é alavancada. Nós somos PUC-Campinas. A PUC-Campinas não é um ente, que existe lá longe, nas nuvens. Nós somos a PUC-Campinas. Hoje nós precisamos olhar para trás, agradecer a quem fez. Olhar para frente e crer que farão aqueles que virão. Mas não devemos nos furtar, nós de hoje, de arriscar, sendo capazes de vislumbrar e tomar as decisões necessárias que hoje devem ser tomadas. Isso a PUC-Campinas fez, está fazendo e continuará a fazer”, disse Dom João.

Após a celebração, o Reitor da Universidade também falou sobre a importância dos 83 anos. “São mais de 200 mil pessoas, entre egressos, funcionários, docentes e estudantes que nos ajudaram a construir a nossa Universidade nesse tempo. Temos orgulho em dizer que a PUC-Campinas tem grande impacto na cidade de Campinas e em todo Brasil. Nossos alunos se formaram, não somente para ter competências técnicas e científicas, mas se formaram como seres humanos. E hoje estão em posições de destaque no país e no mundo afora. Nossos docentes são parte do que há de melhor em ensino e pesquisa em todo país e nosso corpo técnico e administrativo dá, diariamente, o suporte necessário para construirmos uma universidade de excelência”, ressaltou o professor. Ele finalizou com palavras do Papa Francisco. “’Quero encerrar com as palavras do Papa Francisco ‘A Universidade é o lugar da esperança’ e, como disse o Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, em visita à Universidade, ‘nós precisamos sempre esperançar, sempre olhar para o futuro’”, completou.

Na próxima sexta-feira (4), a Universidade terá a continuidade das comemorações, entre elas, a apresentação do projeto ”PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos”, que é conduzido pelo Prof. Dr. Gustavo Donato, que também deu uma prévia sobre os trabalhos da comissão criada para desenvolver e pesquisar o futuro da educação para os próximos 17 anos e reforçou: “É necessário pensar não somente o amanhã da Universidade e dos seus egressos, mas também, pensar o amanhã de Campinas, da região, de São Paulo, do Brasil e do mundo, assim como o amanhã das nossas pessoas para um futuro viável, de esperança, de qualidade de vida e de bem-estar e bem comum”, afirmou.

Acompanhe, abaixo, a missa na íntegra.

Carlos Giacomeli
4 de junho de 2024