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Missa e eventos comemorativos dos 83 anos da PUC-Campinas serão realizados dias 4 e 7 de junho

Celebração será conduzida pelo Arcebispo de Campinas Dom João Inácio Müller

O Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas Dom João Inácio Müller celebrará dia 4 de junho a missa em Comemoração do Aniversário de 83 Anos da PUC-Campinas. A celebração antecede as comemorações da data da fundação da Universidade, dia 7 de junho, quando serão realizadas outras atividades.

A cerimônia no dia 4 será realizada às 8h30, no Auditório do Campus I, para comunidade acadêmica, autoridades e convidados com transmissão ao vivo no YouTube pelo endereço eletrônico:

www.youtube.com.br/PUCCampinasOficial.

Projeto Rumo aos 100 Anos

No dia 7, quando a Universidade completa 83 anos, será realizada outra grande solenidade no Auditório do Campus I, a partir das 8h30. No evento será apresentado o projeto ”PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos – Memória, Tradição e Inovação”. O Programa PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos pretende principalmente vislumbrar rumos a serem escolhidos para a construção do futuro da Instituição. Nesse horizonte a proposta refletirá sobre os desafios para manter o papel relevante da Universidade como forma de contribuir com a humanidade, considerando as transformações do mundo contemporâneo, o futuro da educação e a missão da PUC-Campinas.

História

A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido como Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras. Nos 83 anos de atividade, a Instituição foi investindo sempre no aprimoramento de sua qualidade acadêmica, tanto no ensino quanto na pesquisa e nos projetos de extensão.

Reconhecimento nos rankings

O bom resultado dos investimentos e da filosofia implantada pela Universidade para sua melhoria contínua vem sendo confirmado por diferentes rankings nacionais e internacionais, que colocaram a PUC-Campinas entre as melhores universidades do Brasil e do mundo.

QS World University Ranking

A PUC-Campinas figura pelo segundo ano consecutivo entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

Um dos destaques da PUC-Campinas foi no quesito empregabilidade de seus estudantes, aparecendo como a 10ª melhor do Brasil, incluindo instituições públicas e privadas. A instituição está entre as sete únicas universidades particulares brasileiras que figuram no ranking de melhores universidades do mundo e é a 5ª melhor universidade particular do Brasil.

 

QS Latin America & The Caribbean University

A PUC-Campinas subiu 30 posições e alcançou destaque ainda maior no QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024, um dos rankings mais conceituados entre os avaliadores de qualidade. A análise também colocou a Pontifícia Universidade Católica de Campinas como a melhor Universidade do país fora das capitais e 7ª melhor no ranking geral de particulares do Brasil.

A Universidade chega ao 13º ano consecutivo entre as melhores universidades da América Latina e Caribe pelo QS. Ao todo, foram ouvidos 2.100 pesquisadores e 617.000 empregadores para esta edição do ranking, que analisa instituições da América Latina e Caribe.

 

THE América Latina 2023

O ranking Times Higher Education para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A melhor colocação da Universidade foi na categoria que avalia a reputação de ensino das instituições superiores. Essa categoria leva em conta a relação equipe acadêmica por aluno, a proporção de doutorados concedidos para bacharel formado, a proporção de doutorados concedidos por pessoal acadêmico e o rendimento institucional por pessoal.

 

Conceito MEC – nota 5

A PUC-Campinas recebeu conceito 5 na avaliação externa de recredenciamento realizado pelo INEP/Ministério da Educação (MEC), em março de 2023. Os conceitos de avaliação do MEC, que vão de 1 a 5, atestam a qualidade da Instituição de Ensino Superior. O conceito recebido pela Universidade é a avaliação máxima, e atesta a alta qualidade acadêmica, pedagógica, administrativa e de infraestrutura da Instituição.

A comissão de avaliação, composta por três avaliadores do MEC realizaram entrevistas com estudantes, professores, gestores e funcionários, analisaram documentos e checaram instalações físicas dos campi. Para validar informações passadas pela Universidade, foram avaliadas instalações físicas, qualificação do corpo docente, o envolvimento dos estudantes, funcionários e docentes nos processos da Universidade, acessibilidade, e sustentabilidade, bem como, as ações de Universidade voltadas à sociedade.

 

UI GreenMetric World University Ranking

A PUC-Campinas é a 15ª universidade brasileira mais sustentável de acordo com o UI GreenMetric World University Rankings. O ranking internacional avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente do planeta. Em 2023, foram avaliadas 1.185 Instituições de Ensino Superior de 84 países. A PUC-Campinas é uma das 43 instituições de ensino brasileiras a figurar no ranking.

O estudo leva em conta o porte da universidade e seu perfil de zoneamento, seja urbano, suburbano ou rural, o percentual de espaço verde, consumo de eletricidade, transporte, uso de água, gestão de resíduos, ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, e educação e pesquisa. Além destes indicadores, avaliam como a universidade está respondendo ou lidando com as questões de sustentabilidade através de políticas, ações e comunicação.

A UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonésia, que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

 

Universum Career Test

Os mais recentes selos obtidos pela PUC-Campinas foram os certificados de Reconhecimento de Experiência do Estudante Universitário emitidos pela Universum Career Test nos quesitos Oferta e Empregabilidade. Os certificados são resultados de uma avaliação realizada pela Universum Global, empresa de consultoria global especializada em avaliação de empregadores.

O quesito Oferta representa a qualidade da Universidade no oferecimento de cursos de qualidade, boa relação do número de professores por aluno, acesso a materiais para estudo, espaços físicos adequados, oportunidades de intercâmbios internacionais e outros requisitos.

A Empregabilidade é resultado da facilidade com que os estudantes da Universidade se inserem no mercado de trabalho, a relação entre empregadores com a Instituição, ligações consistentes com indústrias e ofertas de cursos para desenvolvimento profissional.

 

Ranking Universitário Folha (RUF)

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. Nesse grupo das melhores particulares, dominado pelas pontifícias, a PUC-Campinas é a única do Interior de São Paulo.

O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

 

Guia da Faculdade

A PUC-Campinas se destacou no Guia da Faculdade 2023, a maior pesquisa de opinião brasileira sobre o Ensino Superior, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, divulgadas pelo Guia, e é a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior brasileiras.

Foram cinco cursos com nota máxima entre os 56 cursos avaliados da PUC-Campinas, recebendo o selo cinco estrelas (excelente) o de Direito, Letras (Português/Inglês), Educação Física, Filosofia e Pedagogia. Os outros 51 avaliados na Universidade tiveram quatro estrelas (muito bom). Os 10 cursos mais novos não foram avaliados por não terem turmas formadas.

As Pontifícias Universidades Católicas dominam o ranking das melhores particulares do Brasil. Elas são seis entre as 11 mais “estreladas” do País, sendo que a PUC-Campinas é a única desse ranking das mais destacadas atuando exclusivamente fora das capitais.

 

Universidade Amiga do Idoso

Uma das principais inciativas da Universidade para esse público foi a criação do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade inaugurado pela Instituição em 2020, que oferece cursos, treinamentos, atividades diversificadas, desenvolvimento de pesquisas e projetos específicos, incluindo a criação de habitações votadas especialmente para o público idoso. A PUC-Campinas foi a primeira universidade da América do Sul a conquistar o título de integrante da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso. A associação reúne mais de 70 instituições de ensino superior na Europa, Ásia e América do Norte e é uma iniciativa da Dublin City University (DCU), da Irlanda.

 

IES Amiga da Iniciação Científica

Na área de pesquisa, vários estudos e projetos são premiados e reconhecidos. Um dos mais recentes reconhecimentos foi o “Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica”, certificado emitido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo para instituições de ensino superior que incentivam a prática da pesquisa científica entre seus estudantes de graduação.

A Universidade, além dos projetos em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação, também estimula a iniciação científica entre alunos do Ensino Médio por meio de uma parceria com o Colégio Pio XII.

 

ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância

A PUC-Campinas agora é associada à ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância). A Universidade recebeu o selo “Somos associados”, o que consolida a excelência dos cursos EAD, em consonância com a tradição dos cursos presenciais. O selo passará a ser exibido junto às informações dos cursos disponíveis.

A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) é uma associação científica, criada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e à distância.

Entre os objetivos da Associação estão: estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas; incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância; apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos; promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância; e fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

 

Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC)

A PUC-Campinas alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). O índice avalia as instituições de educação de ensino superior e é considerado o mais importante do segmento no país. Com o resultado a Universidade entra para o seleto grupo das universidades mais bem avaliadas no Brasil.

Segundo a definição do Inep, o IGC é um indicador de qualidade que leva em conta diversos itens para o cálculo, como: média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso, que combina desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo) do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.).



Marcelo Andriotti
24 de maio de 2024