Observatório PUC-Campinas se consolida como referência em estudos econômicos da RMC

Grupo produz durante todo o ano análises socioeconômicas da Região Metropolitana de Campinas

O G1 Campinas, portal de notícia da Globo/EPTV, publicou no final de 2019 uma série com cinco reportagens em parceria com o Observatório PUC-Campinas. Nela, foi feito um diagnóstico de diversos aspectos econômicos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a partir de análises e estudos feitos por professores e alunos de Economia da Universidade.

Clique aqui para ver a série completa

A parceria reforça a consolidação do Observatório PUC-Campinas como referência nos estudos aprofundados da economia da RMC. Diversos meios de comunicação, entre TV, rádio, internet e impressos, têm utilizado as análises feitas pelos pesquisadores da PUC-Campinas como referência para suas reportagens. Elas também servem para orientar planejamentos de órgãos públicos, privados e empresas.

O Observatório PUC-Campinas, lançado no dia 12 de junho de 2018, nasceu com o propósito de atender às três atividades-fim da Universidade: a pesquisa, por meio da coleta e sistematização de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas; o ensino, impactado pelos resultados obtidos, que são transformados em conteúdo disciplinar; e a extensão, que divide o conhecimento com a comunidade.

A plataforma, de modo simplificado, se destina à divulgação de estudos temáticos regionais e promove a discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da RMC.  As informações, que englobam indicadores sobre renda, trabalho, emprego, setores econômicos, educação, sustentabilidade e saúde, são de interesse da comunidade acadêmica, de gestores públicos e de todos os cidadãos.

Marcelo Andriotti
2 de janeiro de 2020