Observatório PUC-Campinas registra aumento no custo da cesta básica

Pesquisa foi feita no município de Campinas e se refere ao mês de abril

O Observatório PUC-Campinas verificou um aumento no valor da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referente ao mês de abril de 2023. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa com a assistência de Ana Clara Brilha da Silva. No quarto mês do ano, o custo da cesta foi de R$ 729,74. Em termos absolutos, houve um aumento de R$ 9,82 em relação ao mês de março, o que representa uma variação de 1,36%.

Considerando o valor do salário-mínimo (R$ 1.302,00 em abril) e o valor da cesta compromete 56,0% do valor total. Considerando uma média de três cestas por família (dois adultos e duas crianças), o salário necessário seria de R$ 2.189,21.

Clique aqui para ver estudo completo

Percentualmente, o aumento da cesta em Campinas foi de 1,36%. Foi o primeiro aumento após um período de dois meses, fevereiro e março, que vinham apresentando uma redução no valor total da cesta.

De maneira geral no país, observou-se em abril um aumento do custo da cesta, sendo que em 14 das 17 capitais houve variação positiva.

A variação do custo em Campinas ficou inferior aos de 11 capitais, as quais apresentaram um aumento nos índices de preço da cesta. Apenas três capitais demostram redução na variação do custo (Belém, Salvador e Natal).

Dos 13 itens pesquisados, sete apresentaram redução nos preços, ficando o maior recuo com os preços da banana (redução de 8,8%) e da carne (redução de 5,0%). Em relação aos aumentos, seis itens apresentaram aumentos, dentre eles, 3 divulgaram grandes altas: tomate (alta de 22,7%), leite (11,4%) e batata (10,9%).

Marcelo Andriotti
15 de maio de 2023