Parceria entre Design Digital, Medicina Veterinária e PUC-Vet cria projeto Curta Pet

Produções são realizadas por estudantes por meio de disciplinas do Projeto Integrador

Os estudantes do curso de Design Digital estiveram envolvidos, no primeiro semestre, no desenvolvimento de produções audiovisuais por meio das disciplinas que compõem o Projeto Integrador: Produção Audiovisual. O projeto, nomeado como “Curta Pet”, é resultado de uma parceria entre o curso de Design Digital, o curso de Medicina Veterinária e a PUC-Vet, Clínica Veterinária da PUC-Campinas, que objetivou gerar vídeos instrucionais à causa animal.

A partir do tema geral “Causa animal”, os profissionais da PUC-Vet propuseram uma série de subtemas compreendendo questões importantes sobre Medicina Veterinária e o cuidado cotidiano com os animais, abordando desde instruções básicas sobre alimentação até questões éticas e morais, para que os estudantes de Design trabalhassem nos roteiros das produções.

Após uma etapa inicial – que contou com a criação de roteiros e storyboards –, foi realizada uma série de mentorias, oferecidas pelos professores do curso de Medicina Veterinária, com o objetivo de avaliar se as propostas dos estudantes estavam livres de erros conceituais. Segundo o Prof. André Olzon, um dos responsáveis pelo projeto, “a orientação dos professores do curso de Medicina Veterinária foi importantíssima para os estudantes de design, pois garantiu que os vídeos tivessem conteúdos relevantes e validados por profissionais da área”.

Na sequência, os estudantes fizeram as correções e readequações nos roteiros solicitadas pelos mentores e iniciaram a etapa de produção, compreendendo a captação de imagens. Nessa etapa, os estudantes contaram também com o apoio técnico dos profissionais do Laboratório de Imagem e Som, o Labis, da PUC-Campinas.

Finalmente, os projetos alcançaram a etapa de pós-produção, na qual foram inseridas animações e grafismos digitais nos vídeos.

Todos os vídeos foram avaliados por uma banca formada por professores do curso de Design Digital, do curso de Medicina Veterinária e profissionais colaboradores da PUC-Vet.

Para o Prof. Paulo Anselmo Nunes Felippe, docente do curso de Medicina Veterinária, o projeto pode contribuir para levar informações sobre cuidados com animais para a sociedade: “As produções audiovisuais são importantes para a comunicação com a sociedade, pois conseguem apresentar temas técnicos, muitas vezes de difícil compreensão, de uma maneira leve e de fácil entendimento”.

O projeto resultou em um canal no Youtube, onde os vídeos podem ser apreciados.

Para acessar, clique aqui

A identidade visual e a animação do logotipo, presente no canal, foram desenvolvidas pelo estudante do curso de Design Digital, Matheus Zani.

Ao final do semestre, além do aprendizado técnico ligado à produção audiovisual, os estudantes também puderam aprender sobre cuidados em relação aos animais, além das discussões de cunho ético e moral. Ademais, os vídeos também poderão contribuir para a divulgação do trabalho realizado pela PUC-Vet.

Segundo Leandro Elias Silva Biazzo, veterinário responsável técnico da clínica veterinária PUC-Campinas (Campus II), “o projeto mostrou grande criatividade e aplicação prática, com vídeos que esclarecem temas essenciais da Medicina Veterinária e do cotidiano. Esses materiais são eficazes para educar profissionais e tutores”.

Carlos Giacomeli
7 de agosto de 2024