Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Planejamento Acadêmico-Pedagógico traz olhar sobre a Inteligência Artificial na Educação com a professora Dora Kaufman

Evento terá palestra com a professora, que é especialista no tema. No período da tarde, agenda traz mais duas palestras sobre integridade científica e propriedade intelectual

A PUC-Campinas realiza, nesta sexta-feira, 2 de agosto, o evento de abertura da semana do Planejamento Acadêmico-Pedagógico para o 2º semestre de 2024. A programação traz luz sobre o tema da inteligência artificial na educação com uma palestra com a Profa. Dra. Dora Kaufman.

O evento terá a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; Pró-Reitores, Decanos, Diretores, Coordenadores e docentes da Universidade.

O Planejamento Acadêmico é realizado ao longo do ano para que decanos, diretores, coordenadores e professores possam discutir, alinhar e preparar o que será desenvolvido durante os próximos seis meses na Universidade. As atividades acontecem durante a semana, no período da manhã e da tarde, reunindo o corpo docente de todas as seis Escolas.

“Nós temos, dentro da PUC-Campinas, uma tradição de fazermos o planejamento antes dos semestres, e temos colocado uma continuidade desse planejamento ao longo dos seis meses seguintes. Nesse momento, nós fazemos também a acolhida dos docentes por Escola, para que entendamos as especificidades de cada uma. O objetivo é que haja troca de ideias, conversa entre os docentes e um diálogo para que eles os novos Programas e participem, como o Manacás, um laboratório para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem justamente com uso de objetos educacionais de aprendizagem, refletindo também o uso das tecnologias emergentes”, ressalta a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.

A atividade também é importante para realinhar as mudanças frequentes no ensino. “Nem todos os semestres são iguais em suas necessidades, aquisições tecnológicas e no perfil do aluno. Temos que mudar para permanecermos os mesmos. Para continuarmos servindo como uma escola que é um farol – que projeta para o futuro e as pessoas nos seguem -, temos que sempre estar nos modificando para nos adaptarmos aos tempos, que também mudam”, acrescenta o Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, Decano da Escola de Ciências da Vida da PUC-Campinas.

A programação da manhã terá uma convidada especial, que irá palestrar sobre o tema da “Inteligência Artificial na Educação – Oportunidades e Desafios”, a Profa. Dra. Dora Kaufman. A docente é especialista no assunto e traz um currículo rico no tema. Ela é professora do Programa TIDD da PUC SP e doutora em Mídias Digitais pela ECA-USP, com estágio sanduíche na Université Paris Sorbonne IV. A professora ainda possui dois pós-doutorados, na COPPE-UFRJ e no TIDD-PUC-SP. Ela é autora de vários livros, entre eles “A Inteligência Artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”. Dora Kaufman também é colunista da Época Negócios e colaboradora do Globo e do Valor Econômico.

Professora Dora Kaufman. Foto: Ilana Bessler/Divulgação

“É fundamental entender a lógica dessa nova tecnologia para utilizá-la da melhor maneira. Na educação, de fato, existem muitas oportunidades. A maior contribuição, no meu ponto de vista, é a aprendizagem personalizada. Já existe esse recurso em outros países e isso seria um grande ganho na educação, porque todos nós sabemos que cada um aprende de uma forma diferente”, pontua a professora.

Pesquisa

Ainda como parte do Planejamento Acadêmico, no período da tarde, às 13h30, a professora Dora Kaufman ministrará uma nova palestra voltada à pesquisa, com o tema “Inteligência Artificial e Integridade Científica”.

“Existe toda uma discussão sobre o tema. Logo que foi lançado o chat GPT, revistas científicas de prestígio se, colocando regras em relação ao não reconhecimento de soluções de inteligência artificial como coautor de um artigo. Então, existem vários assuntos a serem discutidos”, afirmou a docente.

Segundo a Profa. Dra. Eliane Azzari, membro do Comitê de Integridade Científica da PROPPE, pesquisadora permanente do PPG em Educação e professora da Faculdade de Letras, a demanda de abordar o tema surgiu durante uma oficina realizada pelo Comitê de Integridade Científica em janeiro. “Nós identificamos a necessidade de conversarmos mais sobre a questão da tecnologia de sistemas de inteligência artificial e integridade científica tendo em vista a inteligência artificial generativa e os desdobramentos que esses sistemas têm trazido para o âmbito da educação no Ensino Superior e da pesquisa, especificamente. Então, atendendo a essa demanda, nós organizamos essa palestra com a professora Dora Kaufman”, explicou a docente, que faz parte do Comitê de Integridade.

Na sequência, haverá a palestra com a Gerente de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, sobre “Proteção da Propriedade Intelectual na PUC-Campinas: introdução à propriedade intelectual, seu uso estratégico e como se dá o processo de análise por meio de comunicado de invenção”. “A capacitação é uma oportunidade de disseminar conhecimento em Propriedade Intelectual e sua relação com o conhecimento gerado nas universidades e a inovação. O uso estratégico permite incentivar projetos de PD&I e a transferência do resultado dessas pesquisas para o mercado”, afirmou Diane Teo de Moraes.

“Durante a capacitação, iremos abordar o sistema de propriedade intelectual no país, quais os tipos e como podem ser protegidos, e o processo de análise e proteção da PUC-Campinas”, completou.

“Os temas de inteligência artificial na integridade científica e a propriedade intelectual são muito importantes de serem discutidos no Planejamento Acadêmico com nossos docentes, pesquisadores e extensionistas, pois envolvem perspectivas e enfoques que envolvem a geração de conhecimento e inovação da Universidade”, explica a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Confira a galeria de fotos das atividades em andamento do Planejamento Acadêmico:



Carlos Giacomeli
1 de agosto de 2024