Pós-Graduação é saída para saber entender e providenciar soluções para os novos desafios do mundo do trabalho

PUC-Campinas oferece 33 cursos, nos formatos presencial, EAD e remoto, em diversas áreas de atuação

A constante evolução do mundo do trabalho, com o surgimento de novas necessidades por parte das empresas, tem impulsionado a busca por novos cursos e capacitações por parte dos profissionais que já estão no mercado ou estão em busca de uma nova oportunidade ou carreira. A intenção de se manter atualizado e aprender novas competências nunca foi tão necessária e, cada vez mais, a velocidade das mudanças impulsiona a busca por novos conhecimentos. Nessa esteira, a PUC-Campinas mescla a tradição e a inovação e apresenta uma ampla carta de cursos para ampliar a ação do profissional. São 33 opções de Especialização para os que buscam uma qualificação que permita alcançar ascensão na carreira e melhor remuneração.

Hoje, a Universidade oferece 9 cursos presenciais, 21 cursos no formato EAD e outros 3 no formato remoto/ao vivo. “As empresas estão valorizando a formação contínua dos profissionais, o lifelong learning, que é um diferencial na sua formação. A Especialização oferece a possibilidade de expandir a carreira, de ter acesso a novos métodos de trabalho na área que está se especializando, se atualizando e observando as tendências do mercado de trabalho”, comenta o Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Educação Continuada da PUC-Campinas, que reforça a maior relevância de um curso de especialização quando comparado a cursos mais curtos e pontuais. “Quem realiza uma Pós-Graduação tem a chance de obter melhores colocações no mercado de trabalho e, por consequência, potencializa sua carreira profissional”, reforça.

E se eu quiser mudar de área?

A mudança de carreira e de profissão é cada vez mais comum. A mudança das demandas do mercado obriga profissionais a encontrarem novas formas de atuar e desenvolver novas habilidades. Nesse âmbito, a Especialização também atua de forma bastante eficiente, podendo dar todo o suporte necessário para essa transição. “Sem dúvida, a Pós-Graduação desenvolve novas habilidades e amplia o horizonte profissional. Uma pessoa formada em determinada área de atuação pode conhecer outro ramo em apenas um ano de curso e, se tiver mais interesse, poderá atuar profissionalmente fazendo outros cursos”, exemplifica Bazi.

E não são só os novos conhecimentos que chegam por meio da Especialização, mas novas formas de trabalho, de acordo com a nova demanda do mercado.

Cursos

Os cursos da PUC-Campinas oferecem um portfólio de disciplinas práticas conectadas ao que ocorre no ambiente de trabalho, favorecendo, assim, o profissional. “Em nossos projetos pedagógicos, implementamos o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a partir da compreensão da realidade do trabalho e da sociedade, buscando elaborar propostas de impacto positivo em seu cotidiano e em sua atividade profissional, com foco na sustentabilidade, na inovação e no futuro”, explica o Pró-Reitor.

Essa assinatura pedagógica exige que a PUC-Campinas parta das necessidades do contexto social e do mercado de trabalho de cada área do saber, com uma metodologia que contempla alguns valores pedagógicos:

• Aprendizagem por Projetos/Problemas – métodos usados para nortear a aprendizagem e as dinâmicas educacionais a partir de problemas ou projetos do cotidiano como forma motivacional para o desenvolvimento e avaliação das competências dos estudantes;
  • Educação por Competências – metodologia usada no mapeamento e delineamento dos objetivos educacionais propostos para o alcance do aluno no final de um curso, ou seja, é a definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes previstos para serem aprendidos pelo estudante ao longo do curso;
  • Multi e Interdisciplinar – relacionamento inserido, sempre que possível, em diferentes Campos do Saber, com dinâmicas ou momentos de socialização em um curso;
  • Aprendizagem Tangível – possibilitar ao estudante a percepção do seu aprendizado ao final de uma ação/etapa educacional ou conclusão do seu curso.

Toda essa experiência o estudante pode ter nas diversas opções oferecidas. Recentemente, a Instituição iniciou a modalidade remota, que oferece cursos on-line e ao vivo, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles. Ou seja, é uma oportunidade de o estudante participar de casa, porém ter a experiência semelhante a um curso presencial, em tempo real.

Para conhecer todas as opções da PUC-Campinas, que estão com inscrições abertas, é possível acessar o site e conferir todas as informações: disciplinas, relevância, competências desenvolvidas e a área de atuação que esse profissional pode trabalhar ao realizar o curso.

Clique aqui e confira tudo que a PUC-Campinas pode oferecer na Especialização

Carlos Giacomeli
18 de julho de 2024