O objetivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão de Redes de Telecomunicações - Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações é formar Profissionais / Pesquisadores nas áreas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Computação Aplicada, proporcionando aos mestrandos conhecimentos e atividades em Tecnologias Emergentes em redes elétricas e de telecomunicações, diretamente relacionados com as Empresas desses setores.
De forma mais específica, o Curso de Mestrado visa a análise e desenvolvimento de dispositivos, software, sistemas, processos, estratégias e metodologias aplicados a Redes Elétricas e de Telecomunicações, no que se refere a sua gestão, operação e planejamento.
O Programa visa atender a demanda de empresas por recursos humanos com sólidos conhecimentos tecnológicos/científicos e formar um profissional que saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar os conhecimentos adquiridos no Mestrado de modo a agregar valor a suas atividades profissionais.
Profissionais com essas características poderão contribuir efetivamente com atividades de decisão em empresas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes, Informática, TICs e Computação Aplicada e valorizar, ao longo de suas tomadas de decisões, o papel da Pesquisa e do Desenvolvimento para a indústria nacional.
Projetos:
Nos últimos anos, vêm sendo desenvolvidos, no âmbito do Programa, projetos nas áreas de Sensoriamento; Internet das Coisas (IoT – Internet ofThings); Gestão de Redes; e-Health; Cidades Inteligentes; Indústria 4.0 e Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), a partir da aplicação de tendências tecnológicas, métodos de Controle e Automação e de Computação Aplicada a essas áreas. Muitos desses projetos têm seus resultados aplicados em empresas do setor.
A Região Metropolitana de Campinas constitui um grande pólo tecnológico Nacional e abriga inúmeras empresas das áreas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes de Computadores e Informática. A alta competitividade destes setores requer profissionais que sejam capazes de gerenciar diversas tecnologias de maneira integrada, reconhecer tendências de mercado e promover a melhoria do desempenho de produtos e procedimentos. Para atender todos estes requisitos, os profissionais da área precisam conjugar conhecimentos técnicos e de gestão e possuir habilidades que permitam a realização de inovações tecnológicas.
Com o intuito de contribuir na formação de profissionais com essas características, a PUC-Campinas inaugurou em 2005 o Mestrado Profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações. Além de um corpo docente altamente qualificado, o curso dispõe de uma infraestrutura privilegiada, com laboratórios de comunicações sem-fio, redes de computadores, comunicações ópticas e eficiência energética que recebem o apoio de órgãos de fomento como a FAPESP e a FINEP. Nestes laboratórios, o aluno tem contato com tecnologias de ponta de cada uma destas áreas.
Desde seu início, o curso formou 124 Mestres, desenvolveu inúmeros produtos, técnicas, métodos e processos, realizou depósito de patente, desenvolveu bases de dados técnico-científicas e gerou inúmeras publicações de caráter tecnológico-científico. Muitos desses desenvolvimentos passaram a ser aproveitados pelo setor produtivo ao qual os alunos estavam ligados.
O público-alvo do Mestrado Profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações é constituído por profissionais que procuram formação técnica especializada através de realização de pesquisa e forte incentivo à investigação, aprimorando e atualizando seus conhecimentos. São potenciais candidatos:
(a) profissionais que já atuam em empresas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes, Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) ou Computação Aplicada.
(a) profissionais com posição de liderança em empresas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes, Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) ou Computação Aplicada.
(c) graduados interessados em trabalhar em empresas de Engenharia Elétrica, Telecomunicações, Redes, Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) ou Computação Aplicada.
(d) profissionais que já atuamem centros de pesquisa.