Prefeitura de Campinas e PUC-Campinas assinam acordo para recuperação urbana
Professores e estudantes de Arquitetura desenvolvem projetos para a região da estação ferroviária
O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinaram na manhã de 25 de abril um Acordo de Cooperação Técnica para formalizar o desenvolvimento de projetos voltados para o restauro e recuperação de prédios e áreas públicas na região central e da estação ferroviária de Campinas. No evento, realizado no Espaço Mescla do Campus I, foi apresentado o primeiro projeto de um Centro de Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas feito por professores da Arquitetura, que deverá ser construído em dois galpões da estação perto da antiga rotunda.
O projeto prevê a construção de um boulevard voltado para a Vila Industrial, junto à Rua Dr. Sales de Oliveira, com salas de convenções, escritórios para startups, salas de edição de vídeos, estacionamento para 300 veículos, museu ferroviário, praça, mirante e áreas livres, além de uma interligação com a Rodoviária. A apresentação foi feita por meio de fotos, maquetes virtuais, animações e metaverso.
O projeto desenvolvido por professores da PUC-Campinas com o auxílio de estudantes da Arquitetura deverá ser submetido ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e outros órgãos em audiências públicas. A sua futura implantação ainda depende da doação da área, que pertence à União, ao município.
Os professores de Arquitetura da PUC-Campinas Fábio Muzetti e Leandro Schenk apresentaram o projeto. Eles mostraram como será revitalizada a área mantendo o patrimônio histórico e arquitetônico, ao mesmo tempo que dará uma nova funcionalidade ao espaço e integração com as áreas vizinhas, valorizando a região central e Vila Industrial.
Também estiveram presentes pela Universidade a Diretora da Faculdade de Arquitetura, Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro, o Decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design, Prof. Dr. Jonathas Magalhães Pereira da Silva, o Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, e o Prof. Dr. Peter Panutto, da Faculdade de Direito e Secretário de Justiça de Campinas, além de estudantes.
“É importante ressaltar que fomos provocados pela Prefeitura a desenvolver um olhar especial para aquela área central e da estação ferroviária. E é da intenção da nossa Universidade projetar todos os conhecimentos e pesquisas feitos na Faculdade de Arquitetura e na Pós-Graduação. E esse trabalho apresentado expressa não só o olhar acadêmico, mas a concepção de arquitetura de cuidar do bem público e histórico”, disse o Reitor.
Pela Prefeitura de Campinas, estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, e o Secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
“Quero cumprimentar a PUC-Campinas e, em especial, o Reitor Prof. Germano, pelo esforço em fazer parcerias e ultrapassar os limites da Universidade, levando conhecimento para fora de seus muros. É muito emocionante para mim assinar esse acordo e ver esse projeto, que é muito complexo e que será um presente não para minha administração, mas para a cidade”, disse o Prefeito.
Também participam Newton Frateschi, que assessora a Prefeitura na área de tecnologia e inovação, Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), e o Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini.