Professor da PUC-Campinas participa de conferência internacional de educação

6ª Conferência Anual PaTHES (6th Annual PaTHES Conference) foi realizada na Noruega e discutiu o Ensino Superior

A PUC-Campinas esteve representada na 6ª Conferência Anual PaTHES (6th Annual PaTHES Conference), realizada na Noruega entre 11 e 13 de junho. Trata-se de uma das mais importantes conferências sobre Ensino Superior do mundo. O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação (PPG) de Educação, foi o único participante da América Latina.

O Congresso contou com representantes de instituições de todos os continentes e teve a presença do presidente da PaTHES (Philosophy and Theory of Higher Education Society), Ronald Barnett, uma das maiores referências do assunto no mundo.

O tema da conferência PaTHES 2024 foi “Ensino Superior no contexto da vida”. O objetivo, de acordo com os organizadores, foi colocar em pauta a educação como um aspecto da vivência da humanidade no mundo. A intenção foi trabalhar a ambiguidade do tema, teorizar sobre o ensino superior e inspirar a criatividade, problematização e imaginação.

“As apresentações foram muito boas. O formato adotado foi muito interessante, com conferências, apresentação de trabalhos, leitura de textos e discussão desses textos em vários grupos, em ritmo lento. Um formato que eu não tenho visto em congressos”, comenta o docente, que também é Pesquisador Principal do CPTEn (Centro Paulista de Estudos da Transição Energética), Bolsista Produtividade 1D do CNPq e contou com o financiamento da FAPESP.

O professor também participou da construção de um manifesto sobre o Futuro do Ensino Superior, com professores da China, Qatar e Sri Lanka, como parte das atividades do congresso, em um dos momentos da agenda de programação. Ao final, o docente afirmou que a oportunidade foi extremamente importante para trazer novas perspectivas sobre o tema às universidades brasileiras.

“Essa edição foi extremamente importante, porque há dificuldades no Ensino Superior em muitos países e não apenas no Brasil e na América Latina. Os desafios são enfrentados também por países europeus, da América do Norte e Oceania, alguns em comum e outros bem diferentes. Ter participado do evento significou trazer para o Brasil um debate, de certa forma, mais qualificado sobre ensino superior e a sociedade”, completou o docente.

Carlos Giacomeli
17 de junho de 2024