Professor da PUC-Campinas passa a fazer parte do Conselho Consultivo da Rede Internacional de Filósofos da Educação

Docente participará, em agosto, de conferência na Edge Hill University, em Lancashire, no Reino Unido

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e da Faculdade de Direito, é o mais novo membro do Conselho Consultivo da International Network of Philosophers of Education – Rede Internacional de Filósofos da Educação (INPE). Trata-se de uma instituição que reúne filósofos da educação e realiza congressos com os docentes desde 1988, passando por diversos países de todos os continentes. O propósito é envolver professores e pesquisadores renomados de várias partes do planeta para troca de experiências e conhecimentos.

O anúncio foi feito pela associação, em texto que também anunciava o novo Presidente da rede para os próximos seis anos, Renato Huarte Cuéllar, da Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM. “Damos as boas-vindas a Samuel à nossa equipe”, afirma o texto da associação.

O docente se disse honrado por ter sido eleito para a posição. “Desde 2010, passei a acompanhar as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do INPE, tendo apresentado minha pesquisa em Bogotá, na Colômbia. Participei de outros congressos, com destaque para Addis Ababa, Etiópia e outros por ocasião da pandemia. Vou participar da edição de 2024, na Edge Hill University, em Lancashire, no Reino Unido. Ter sido eleito para o Conselho Consultivo desta prestigiada Associação significa o reconhecimento e prestígio de nossa PUC-Campinas e estou muito feliz pelo trabalho que realizamos aqui. Ademais, voltar a trabalhar com o Prof. Renato Huarte Cuéllar, da UNAM, será uma honra, dado que construímos juntos a Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, ALFE, em 2010, também com outros colegas, justamente no contexto do evento do INPE realizado em Bogotá. Afirmo, portanto, que o trabalho em Rede tem um potencial contundente de edificar ações em torno do fortalecimento de pesquisas e de nossas instituições”, explica.

Como citou o professor, a próxima conferência da instituição, na Edge Hill University, será realizada entre 7 e 10 de agosto de 2024, quando participará ativamente das discussões em pauta. O pesquisador conta com o financiamento da FAPESP por seu envolvimento no CPTEn – Centro Paulista de Estudos da Transição Energética.

Carlos Giacomeli
12 de julho de 2024