Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor da PUC-Campinas receberá prêmio internacional por trabalho sobre micro, pequenas e médias empresas

A produção foi realizada em parceria com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina

O Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges, da Faculdade de Administração e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Sustentabilidade da PUC-Campinas, será premiado na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, às 12h, no horário de Brasília (17h no horário local espanhol), pelo Colegio de Registradores de España e pela Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA) com o Prêmio Internacional PYME Juan Antonio Maroto Acín por seu trabalho sobre a influência da transformação digital na inovação e o papel moderador das barreiras à digitalização nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras.

O Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges ressalta que o prêmio é importante porque reconhece o trabalho de pesquisa desenvolvido, sendo, em âmbito pessoal, gratificante o seu recebimento e um renovador do entusiasmo pela pesquisa. Para a PUC-Campinas e para a UNOESC, por sua vez, a conquista é importante porque reconhece a qualidade da pesquisa desenvolvida e é um item valorizado nas avaliações dos programas junto a CAPES.

A produção, desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e publicada no periódico Small Business International Review, uma revista eletrônica revisada por pares acadêmicos e dedicada a divulgação de artigos de pesquisa originais relativos ao amplo campo das MPMEs, foi resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da instituição catarinense.

Para a realização da obra foram utilizados dados coletados de uma pesquisa realizada em 2022 pelo Observatório Ibero-Americano de Micro, Pequenas e Médias Empresas, uma rede internacional de colaboração em pesquisa que reúne 110 universidades e instituições de pesquisas em 16 países ibero-americanos, sendo treze delas no Brasil.

O professor Marcos explica que, todos os anos, o Observatório elege temas de pesquisa de relevância para as MPMEs e define um instrumento de coleta de dados único, que é aplicado por todas as instituições que fazem parte desta rede.  A PUC-Campinas e a UNOESC estão neste rol desde 2021 e, de lá para cá, trabalhos em parceira sempre tem acontecido entre os seus pesquisadores.

“Em 2021, o tema pesquisado pelos professores participantes da rede foi o impacto da pandemia de Covid-19 nas MPMEs. No ano de 2022, o tema foi a adoção de práticas sustentáveis e a transformação digital neste mesmo tipo de empresa”, recorda o professor Marcos. Ele diz ainda que representantes de 17.498 MPMEs foram ouvidos, sendo 987 somente do Brasil.

Autores e premiação
Além do pesquisador da PUC-Campinas, a obra foi realizada pela mestre e doutoranda em Administração, Edna Cassaro; pela Profa. Dra. Ieda Margarete Oro, pesquisadora do PPG em Administração da UNOESC, integrante do Observatório Ibero-Americano de MPMEs e orientadora de Edna; e pelo Prof. Dr. Sérgio Begnini, também pesquisador do PPG em Administração da UNOESC.

A produção, desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e publicada no periódico Small Business International Review, dedicado a divulgação de artigos de pesquisa originais relativos ao amplo campo das MPMEs, foi resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da instituição catarinense.

Durante a cerimônia, que será realizada de maneira remota (on-line), os agraciados com o prêmio receberão o certificado de vencedores e um valor total de 1.500 euros.

De acordo com o professor Marcos, o prêmio é importante porque “reconhece o trabalho de pesquisa desenvolvido. Em âmbito pessoal, ele é gratificante e renova o entusiasmo pela pesquisa. Para a PUC-Campinas e para a UNOESC esta conquista é importante porque reconhece a qualidade da pesquisa desenvolvida e é um item valorizado nas avaliações dos programas junto a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.

Para acompanhar a celebração, basta acessar o site da Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas, clicando aqui.



Daniel Bertagnoli
25 de outubro de 2024