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Professor da PUC-Campinas tem artigo publicado em revista internacional

Prof. Dr. Samuel Mendonça participou de artigo sobre geoética na Revista Sustainability, abordando a importância da educação ambiental no desafio proposto pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, junto a dois outros professores, o mestrando Gabriel Franco Piovesana e doutoranda Vanessa Pissolito, também da Universidade, publicaram na Revista Sustainability, da Suíça, uma das mais importantes do mundo no setor, um artigo científico sobre a geoética, que investiga as implicações éticas das ciências da Terra, e a necessidade de um esforço filosófico para aprofundar a compreensão desse campo. O trabalho é fruto de um grupo de pesquisa Philosophia, Educação e Sustentabilidade (PhiloEduS).

O artigo traz como tema a sustentabilidade, especialmente no contexto da transição energética, e a necessidade de uma análise crítica dos limites do desenvolvimento social. Ele também dialoga sobre os avanços em novas formas de produção de energia e a importância de se investigar as fronteiras éticas dessas pesquisas.

O estudo em foco se concentra na questão de como a educação ambiental, dentro do contexto de sustentabilidade e geoética, pode responder aos desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4, que visam garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, além de assegurar uma educação de qualidade.

“O PhiloEduS tem problematizado a questão da geoética e da sustentabilidade em distintas pesquisas, buscando compreender os limites éticos da transição energética. O artigo responde a uma demanda urgente para se refletir sobre a sustentabilidade em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase na conexão com a educação de qualidade e com a saúde e bem-estar. A publicação do artigo na Sustainability, revista com fator de impacto 3.3, significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pela própria PUC Campinas. É igualmente fundamental reconhecer o fomento da FAPESP para esta publicação, por meio do CPTEn (Centro Paulista de Estudos da Transição Energética)”, comentou o professor.

Para acessar o artigo, clique aqui.



Carlos Giacomeli
29 de janeiro de 2025