Professora do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana faz palestra em evento em Madri

Cláudia Cotrim Pezzuto integra projeto que estuda o aquecimento urbano na América Latina

A Profa. Dra. Cláudia Cotrim Pezzuto, do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, participou no dia 10 de maio do evento “Materiais Urbanos Otimizados para Cidades Mais Habitáveis e Sustentáveis”, no Instituto de Ciências da Construção Eduardo Torroja (IETcc-CSIC), em Madri.

No painel “Impactos das Propriedades Termo-ópticas de Materiais Sobre o Entorno Urbano”, ela fez a palestra “Estratégias de Mitigação do Sobreaquecimento Urbanos Baseadas nos Materiais”, em conjunto com Noelia Alchapar (INAHE, Argentina).

A professora integra um projeto internacional que estuda o aquecimento urbano em cidades da América Latina. Campinas é uma dessas cidades e a pesquisa sobre o tema, com avaliação da evolução de aquecimento em diferentes regiões do município, está sendo conduzida por ela.

Também participam do projeto as cidades de Mendoza, na Argentina, La Paz, na Bolívia, Santo Domingo, na República Dominicana, e Valparaíso, no Chile. Com Campinas, são cinco cidades ibero-americanas objetos de estudo no projeto internacional “Mitigação do aquecimento urbano na Ibero-América através da resposta termo-ótica dos materiais de construção”, do Conselho Superior de Pesquisa Científica, CSIC, e do Instituto Eduardo Torroja.

Antes de Madri, os pesquisadores já se reuniram no Chile e na Argentina, onde apresentaram parte dos primeiros resultados de seus estudos. Esta foi a primeira vez que fizeram apresentações do estudos para o público externo ao grupo de pesquisa.

Marcelo Andriotti
11 de maio de 2023