Professora e ex-alunas da PUC-Campinas participam de festival de ginástica na Itália

Professora Giovanna Saroa, que criou o Grupo Ginástico Ânima, participou de evento com outras egressas da Universidade

O Grupo Ginástico Ânima, criado em 2013 pela Profa. Dra. Giovanna Saroa, Diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, participou, com outras ex-alunas da Universidade, do 17º Festival Del Sole, na cidade de Riccione, na Itália. O evento reuniu 90 equipes de vários países.

A equipe brasileira participou de três apresentações já pré-agendadas e uma quarta a convite da organização, em razão de ser o único time vindo de um país mais distante. “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, esteve entre as músicas que embalaram as coreografias das brasileiras. Também se apresentaram equipes da Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Estônia, Ilhas Faroe, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, República de São Marino, Escócia, Suíça e Suécia.

Das 13 integrantes do grupo, oito delas são egressas da PUC-Campinas, o que tornou a experiência ainda mais especial. Estiveram na equipe as ex-alunas Elizabeth Paoliello, Cecilia Pimentel Bicalho, Silvana Pighini, Adriana Pitta, Giovanna Saroa, Ana Guedes, Giovana Ermetice e Glaucia Bocalon.

“Nós tivemos grande representatividade, o Brasil se apresentou muito bem. O grupo sempre é muito criativo, nós utilizamos materiais diferentes, alternativos, o que nos destaca no festival. Eles dizem que nós, brasileiros, temos muita criatividade em usar e abusar de materiais, em trazer itens alternativos para praticar a ginástica”, comentou a professora Giovanna, que também aproveitou o festival para comemorar os 46 anos dedicados ao esporte.

O Grupo

O Grupo Ginástico Ânima Unicamp foi criado em 2013 pela professora Giovanna Saroa, que, na ocasião, fazia o Doutorado na Universidade. A criação foi uma proposta dos seus estudos, visando à primeira formação apenas com mulheres. O grupo foi formado, na época, por 13 mulheres na faixa etária de 40 a 70 anos, todas ex-ginastas – a maioria ex-técnicas, professoras e pesquisadoras universitárias. À frente do grupo como coordenadora e ginasta, a professora Giovanna Saroa participou com o Grupo Ginástico Ânima Unicamp (GGU Ânima) de duas Gymnaestradas Mundiais – na Finlândia, em 2015, e na Áustria, em 2019 – e três Fóruns Internacionais de Ginástica Para Todos.

Em 2021, quando assumiu a Direção da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, deixou a coordenação do GGU Ânima e passou a integrar o grupo apenas como ginasta. Em 2024, a professora completa 46 anos como ginasta, esporte que pratica desde os 4 anos, nas modalidades artística e rítmica, nas quais conquistou títulos paulistas e brasileiros na sua carreira.

Carlos Giacomeli
12 de julho de 2024