Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professores de Ciências da Religião da PUC-Campinas realizam visita à Loyola University

Os três docentes do Programa de Pós-Graduação participaram como palestrantes em dois eventos científicos

Três docentes pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas participaram, entre os dias 1º e 12 de abril, de uma rica e promissora agenda de atividades científicas em visita à Loyola University, localizada em Chicago, nos Estados Unidos.

Em consonância com o desejo da Universidade em consolidar a sua participação nas redes internacionais de pesquisa, a Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva, o Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros e o Prof. Dr. Glauco Barsalini foram palestrantes em dois eventos científicos promovidos pela instituição norte-americana e que reuniram pesquisadores de vários países, entre os quais, Alemanha, África do Sul, Austrália, Brasil, Estados Unidos e Indonésia.

O primeiro deles foi o International Colloquium “The Limits of Continental Philosophy in a Catholic Context” (em tradução livre, Colóquio Internacional “Os Limites da Filosofia Continental em um Contexto Católico”), que teve lugar entre os dias 4 e 6 de abril e foi co-organizado por pesquisadores do Departamento de Teologia da Loyola University e pelo Hank Center for the Catholic Intellectual Heritage.

Durante o encontro, foram debatidos diversos temas referentes à Filosofia Continental, como “Universalismo e Colonização”, “Soberania e Democracia”, “Transcendência e Imanência”, “Perdão e Esquecimento”, “Pensamento Negro na América e Matrizes Africanas da Filosofia Norte-Americana Contemporânea”, “Religiões de Matriz Europeia e Religiões Não Europeias” e “Ontologias Europeias e Ontologias Ameríndias e de Povos Originários Não Europeus (da África, Oceania e Américas)”.

De acordo com o Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros, um dos participantes da equipe que visitou a Loyola University, esses temas foram colocados em face das formulações filosóficas do Catolicismo na contemporaneidade. Além disso, ele explica que foram explorados nas discussões “os desafios conceituais nesses domínios do saber (Filosofia Continental e Catolicismo) e da investigação teórica, bem como, as novas perspectivas que já se posicionam e se envolvem na proposição de respostas a esses desafios”.

Da esquerda para direita, o diretor do Hank Center for the Catholic Intellectual Heritage, Michael Murphy; o Prof. Dr. Glauco Barsalini; o Núncio Apostólico do Vaticano nos Estados Unidos, Cardeal Christophe Pierre; o Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros e a Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet.

Diversidade e exclusão

Posteriormente, no dia 8 de abril, os docentes integraram o workshop “Diversity and Exclusion in Religion and Politics” (em tradução livre, “Diversidade e Exclusão na Religião e Política”), co-organizado pelos professores Colby Dickinson, do Departamento de Teologia da Loyola University, e Whitney Harper, da Faculdade de Teologia e Estudos Religiosos da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), na Bélgica.

Durante o evento, onde os professores da Loyola University e da PUC-Campinas estiveram presentes e os da KU Leuven participaram de maneira remota, foram debatidos, além do tema proposto pelo enunciado, de maneira mais ampla, os diferentes enfoques de interpretação acerca da exclusão e da diversidade trabalhados nos diferentes grupos de pesquisa de ambas as universidades (Loyola e KU Leuven). Além disso, o professor Douglas comenta que “foram discutidos também os principais percursos teóricos de cada grupo de pesquisadores envolvidos com esses grandes temas”.

Consolidação de parceria

O tema de ambas as reuniões converge com as temáticas da linha de pesquisa “Religião: Instituições e Discursos” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas, integrado pelos três docentes já citados e pelo Prof. Dr. Jefferson Zeferino.

O professor Douglas diz ainda esperar que as atividades destes dias possam se converter na consolidação da parceria que vem se desenvolvendo entre pesquisadores da PUC-Campinas e a Loyola University e “que ela possa desdobrar-se na realização de eventos futuros e intercâmbios de alunos e docentes, de forma a contribuir para a formação de recursos humanos e produção qualificada do conhecimento na área de Ciências da Religião e Teologia”.

Trabalhos apresentados

Durante o Colóquio Internacional “Os Limites da Filosofia Continental em um Contexto Católico”, foram apresentados os seguintes trabalhos:

“The Limits of Hermeneutics in the Christian Philosophical and Theological Horizon: Challenges and Alternatives to Interpret Brazilian Religious Pluralism” (em tradução livre, “Os Limites da Hermenêutica no Horizonte Filosófico e Teológico Cristão: Desafios e Alternativas para Interpretar o Pluralismo Religioso Brasileiro”), da Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet, que problematizou os limites, desafios e potencialidades da hermenêutica teológica, inclusive, como uma resposta cristã ao pluralismo religioso.

“The Plurality of the Same: Specific Singularity as a Challenge to French Philosophical Thought and Christian Pluralism” (em tradução livre, “A Pluralidade do Mesmo: A Singularidade Específica como Desafio ao Pensamento Filosófico Francês e ao Pluralismo Cristão), do Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros, que tratou da exploração dos limites da noção de alteridade com base no debate sobre a alteridade a partir de uma perspectiva específica da filosofia francesa contemporânea.

“Political Theology: from Continental Philosophy to Brazilian Social Thought – Study on the Relations between Religion and Politics in Brazil” (em tradução livre, “Teologia Política: da Filosofia Continental ao Pensamento Social Brasileiro – Estudo sobre as Relações entre Religião e Política no Brasil”), do Prof. Dr. Glauco Barsalini, que percorreu o traçado teórico que demarcou a história do pensamento social brasileiro, apresentando, em seguida, resultados obtidos a partir de pesquisa desenvolvida pelo próprio professor sobre o Estado e a cultura brasileiras.

Durante o evento “Diversidade e Exclusão na Religião e Política”, cada professor apresentou mais um trabalho cada.

“Who’s the Other One’? Religion and Politics in the Construction of Semantic Exclusion in the Brazilian Context” (em tradução livre, “Quem é ‘o Outro’? Religião e Política na Construção da Exclusão Semântica no Contexto Brasileiro”, da Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet, buscou problematizar, à luz do caso brasileiro, os efeitos ambíguos produzidos pela incidência da ação dos agentes religiosos no espaço público, com enfoque no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A palestra abordou a lógica estrutural da exclusão reproduzida por grupos cristãos de tendência dogmática, que nos últimos anos têm operado em favor de agendas políticas conservadoras e de expressões de intolerância religiosa, fundamentalismo e outras formas de exclusão e violência.

“Closing the Political Imaginary, Fighting against Pluralism: Society, Relations, Religions (em tradução livre, “Fechando o Imaginário Político, Lutando contra o Pluralismo: Sociedade, Relações, Religiões), do Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros, visou entender as linhas de interesses e objetivos daquilo que o próprio pesquisador chama de “nova forma de ativismo político público cristão”, que confronta a ideia e o projeto de uma sociedade plural democrática.

Por fim, “Social, Economic, and Political Foundations of Religious Conservatism in Brazil” (em tradução livre, “Fundamentos Sociais, Econômicos e Políticos do Conservadorismo Religioso no Brasil”), do Prof. Dr. Glauco Barsalini, explorou os motivos sociais, econômicos e políticos que alicerçam os movimentos fundamentalistas no Brasil, em seus diversos âmbitos, com atenção ao fenômeno de adesão de expressiva quantidade de pessoas a discursos de ódio, em grande medida, fundados em narrativas religiosas intolerantes.

Apresentação ao Núncio Apostólico

Durante a visita, os professores participaram ainda da palestra “Pope Francis Discernment and the Dialectic of Mercy” (em tradução livre, “O Discernimento do Papa Francisco e a Dialética da Misericórdia”), ministrada pelo Cardeal Christophe Pierre, Núncio Apostólico do Vaticano nos Estados Unidos, ocorrida no dia 11 de abril, no Loyola Lake Campus. Nesta ocasião, os docentes tiveram a honra de serem apresentados ao Núncio por Michael Murphy, diretor do Hank Center for the Catholic Intellectual Heritage e corresponsável pelo evento.

Eventos anteriores

A visita à Loyola University, como mencionado anteriormente, é o resultado de uma parceria entre pesquisadores de ambas as universidades (PUC-Campinas e Loyola University) e que vem se consolidando desde o ano de 2018, tendo se desdobrado em três eventos previamente sediados pela PUC-Campinas com fomento externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade de “Projeto Universal”.

Os eventos realizados foram “Religião e Política no Pensamento de Agamben”, ministrado pelo prof. Colby Dickinson, da Loyola University, em 2018; o mini-curso “Fenomenologia e Decolonização”, ministrado pelo prof. visitante Justin Sands, da South Africa Western University (SWU), em 2019; e o Colóquio Internacional “After Continental Philosophies and Colonial Cristianities” (em tradução livre, “Depois das Filosofias Continentais e dos Cristianismos Coloniais”), em 2022.



Daniel Bertagnoli
14 de junho de 2024