- Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;
- Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;
- Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;
- Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.
A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.
A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.
A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.
Esta proposta curricular reestruturada passou a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012. O curso de doutorado em Educação da PUC-Campinas foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, em sua reunião de nº 159, em 2015, decorrente da avaliação positiva do curso de mestrado acadêmico. Mantendo-se sempre em sintonia com as demandas da área da Educação, o corpo docente permanente efetivou uma atualização da Proposta Pedagógica, em relação ao rol de disciplinas ofertadas, aprovada pelo Conselho Universitário em 14/12/2021.
- Profissionais da área de educação e afins.
- Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.
Perfil do Mestre
O perfil do mestre formado pelo Programa anuncia a condição de um sujeito capaz de atuar tanto no âmbito acadêmico como na educação básica e superior. A produção do conhecimento rigorosa oportuniza aos egressos a compreensão do mundo nas suas adversidades, posicionando-se nos diversos ambientes de atuação da área educacional.