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Projeto Quantum oferece oficinas temáticas e monitorias aos alunos da Escola Politécnica

 A ideia é prover suporte e fortalecer a base teórica nas disciplinas iniciais dos cursos de exatas

Oferecer suporte aos estudantes da Escola Politécnica da PUC-Campinas nas disciplinas quantitativas dos cursos de exatas e fortalecer a sua base matemática por meio de oficinas temáticas de Matemática e Física são alguns dos objetivos do Quantum, projeto iniciado em março deste ano e que retomou as suas atividades, de modo ampliado, neste segundo semestre, no Manacás.

As oficinas, que acontecem, semanalmente, em um espaço reservado do Manacás, abordam temas específicos de Cálculo I e II, Matemática Básica, Geometria Analítica Vetorial e Básica e Física do Movimento e são sugeridos tanto pelos professores envolvidos com a proposta, quanto pelos alunos beneficiados por ela.

A cada semana é publicada a agenda de oficinas temáticas, com a ideia de oferecer aos estudantes mais oportunidades para tirar dúvidas, aprofundar conteúdos, bem como ter um acompanhamento e suporte mais direcionados em seus estudos, nos componentes curriculares considerados básicos na grade curricular dos cursos. Além disso, os graduandos podem rememorar conteúdos de semestres anteriores e que são a base para os componentes curriculares que estão cursando neste semestre.

As oficinas do Quantum abordam temas específicos de Cálculo I e II, Matemática Básica, Geometria Analítica Vetorial e Básica e Física do Movimento e são sugeridos tanto pelos professores envolvidos com a proposta, quanto pelos alunos beneficiados por ela.

“A princípio, o projeto atendeu, como uma ação de acolhida, apenas estudantes ingressantes da Universidade e o foco se deu no chamado ‘Programa de Formação Complementar em Matemática (PROFOCO)’, componente curricular que rememora e aprofunda conteúdos de Matemática Básica e que são a base para os componentes curriculares quantitativos dos cursos da Escola Politécnica. No primeiro semestre, o PROFOCO foi integrado diretamente ao Cálculo I, considerado um componente de base para as engenharias”, lembra a Profa. Dra. Christiane Buffo Rodrigues, coordenadora da iniciativa.

Ela diz que, após essa primeira amostragem, o Quantum foi ampliado, no segundo semestre de 2024, e passou a oferecer um número maior de oficinas temáticas, a cada semana, o que possibilitou ampliar o atendimento a todos os alunos da Escola Politécnica, os quais podem contar também com o atendimento e suporte semanal dos grupos de monitores, vinculados a cada um dos componentes curriculares que integram o projeto Quantum.

Além disso, para alguns destes componentes, foram elaborados materiais de apoio ao estudo, produzidos pelo grupo de docentes que os ministram. Os materiais foram disponibilizados aos estudantes, no início do semestre, a fim de que eles pudessem utilizá-lo como um roteiro de estudos e revisão de conteúdos considerados básicos para um bom desempenho nos componentes curriculares que estão cursando e, assim sendo, poderem buscar o suporte no Quantum sempre que precisarem.

“O objetivo principal deste projeto é dar ao aluno a chance de ter um bom desempenho nos componentes curriculares quantitativos de Matemática e Física e que compõem a base de formação dos cursos da Escola Politécnica. Para 2025, a proposta é expandir o projeto para um programa que seja permanente, inclua outros componentes curriculares quantitativos e, por fim, consolide ainda mais a proposta de acolhimento, integração e fortalecimento da base matemática de cada um dos graduandos participantes”, explica Christiane.

De acordo com a Profa. Dra. Christiane Buffo Rodrigues, coordenadora do Quantum, para 2025, a proposta é expandir o projeto para um programa que seja permanente, inclua outros componentes curriculares quantitativos e, por fim, consolide ainda mais a proposta de acolhimento, integração e fortalecimento da base matemática de cada um dos graduandos participantes.

Evitando a evasão
Além de oferecer suporte aos estudantes da Escola Politécnica e fortalecer a sua base matemática, outro grande objetivo do Quantum, segundo a coordenadora, é reduzir a evasão de alunos de cursos da área de exatas, por meio de ações dentro do Quantum que ofereçam aos estudantes as condições e possibilidades de buscarem apoio, suporte às dúvidas e orientações de estudo, ou seja, ações que ajudem e promovam a motivação e o engajamento do estudante em seus estudos e que o auxiliem a melhorar o seu desempenho acadêmico e permanecer na Universidade. A professora comenta que os índices de reprovação nas disciplinas quantitativas de Matemática e Física costumam ser altos.

“Nós iniciamos o projeto integrando o PROFOCO ao componente curricular Cálculo I, justamente porque os estudantes que acabam de ingressar na Universidade, muitas vezes necessitam de um suporte, para o fortalecimento ou revisão da base matemática necessária para os componentes curriculares considerados básicos em seu curso, por exemplo, o Cálculo I. Por conta disso, o projeto nasceu também para apoiar e acolher esse graduando, fazendo com que, paralelamente às suas aulas, ele consiga fortalecer e orientar os seus estudos para buscar um bom desempenho nos componentes curriculares que está cursando no semestre.”

Os docentes dos componentes curriculares que fazem parte do Projeto Quantum, colaboram de várias formas com o projeto pois ajudam a divulgar as agendas de oficinas temáticas e de monitorias, acompanham o desempenho dos alunos em suas aulas, elaboram materiais de apoio ao estudante, colaboram no planejamento e elaboração de atividades que contribuem, dentre outras coisas, para estimular uma rotina de estudos e diagnosticar pontos de dificuldades dos estudantes em conteúdos de Matemática o que, consequentemente, enriquece a variedade de ações que podem ser implementadas e direcionadas para estes alunos e alunas, dentro do Quantum.

Outro ponto importante que destaca e enriquece o Quantum é a oportunidade que ele oferece para a integração do estudante com a vida universitária por meio do estudo que pode ser realizado em grupos e em um lugar próprio e acolhedor para isso, tal como é o Manacás.

Além disso, eles também participam de discussões e alinhamentos das ações propostas dentro do projeto a fim de que o Quantum cumpra o seu papel de suporte aos estudantes nos componentes básicos. Os horários das monitorias e das oficinas temáticas são divulgados pelo mesmo grupo de docentes, no Canvas, o ambiente virtual de aprendizagem, de suas respectivas turmas. Para ampliar a divulgação da agenda semanal de oficinas temáticas, os coordenadores dos cursos da Escola Politécnica também colaboram e semanalmente enviam aos docentes e estudantes de seus respectivos cursos a agenda de oficinas temáticas, a qual fica também disponível no Canal da Escola Politécnica, no Canvas.

Participação dos alunos
Os estudantes, segundo Christiane, podem sugerir temas para as oficinas. Ela diz, inclusive que, “quando eles sentem que tem algum conteúdo que precisa ser mais detalhado, reforçado, recordado, eles sugerem para mim. Os docentes fazem o mesmo e, desta forma, eu organizo os temas sugeridos para montar a agenda semanal de oficinas, que é disponibilizada no Canvas”.

Outro ponto importante que destaca e enriquece o Quantum é a oportunidade que ele oferece para a integração do estudante com a vida universitária por meio do estudo que pode ser realizado em grupos e em um lugar próprio e acolhedor para isso, tal como é o Manacás.

As monitorias do projeto Quantum acontecem em um espaço reservado do Manacás. Na foto, o local, e nele, um tripé contendo a antiga arte do projeto com o objetivo de identificá-lo.

Em caso de dúvidas pontuais, o estudante da Escola Politécnica pode contar, semanalmente, com a ajuda de um grupo de monitores para cada componente curricular integrante do Quantum e que se coloca à disposição para atender os estudantes, em horários semanais fixos, pré-disponibilizados a esses alunos e alunas, e em horários que variam do meio dia às 19h. As oficinas, por sua vez, acontecem na pós-aula do período matutino, das 11h40 às 12h30, e em horários da pré-aula do período noturno.

Christiane acrescenta que a iniciativa apresenta uma grande oportunidade de construir uma comunidade de aprendizagem ao conceder aos estudantes meios para que eles tenham um bom desempenho nos componentes curriculares que fazem parte de suas grades curriculares.

Material de apoio
Sobre o material de apoio, a professora ressalta que ele é disponibilizado logo no início do semestre para que o estudante já comece a se familiarizar com o conteúdo de maneira autônoma e, no caso de haver a necessidade de buscar o suporte, ele procura os docentes e monitores do Quantum.

“Semanalmente, estão previstas para ocorrer de seis a oito oficinas. A ideia é oferecer, a cada semana e, para cada componente curricular, ao menos um tema em dois horários disponíveis: pós-aula do matutino e pré-aula do noturno. No Quantum, o aluno tem de ser o protagonista do seu próprio estudo. Ele pode e é incentivado a nos dar retorno sobre as atividades, não só em relação ao conteúdo, mas também sobre a dinâmica das ações que estão sendo realizadas dentro do projeto, pois é uma ótima oportunidade para que nós possamos, cada vez mais, enriquecer o Quantum, trazendo mais oficinas, mais temas e mais atividades”, encerra Christiane.



Daniel Bertagnoli
23 de outubro de 2024