Diretrizes das Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu
a) Consolidação dos Grupos de Pesquisa, visando à articulação entre as várias áreas do conhecimento, bem como ao fortalecimento das áreas específicas, potencializando a missão institucional e a inserção da Universidade no contexto nacional e internacional.
b) Consolidação, acompanhamento e avaliação das atividades de pesquisa, da produção científica, técnica e tecnológica dos Grupos de Pesquisa certificados pela Universidade, à luz dos critérios da política nacional de Pesquisa e Pós-Graduação.
c) Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa no âmbito dos Grupos certificados pela Universidade de forma integrada aos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e às atividades de Extensão da Universidade.
d) Qualificação dos projetos de pesquisa e produção científica da Universidade por meio da captação de recursos por parte dos Grupos de Pesquisa junto aos órgãos de Fomento.
e) Priorização da criação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu completos a partir do planejamento estratégico, da avaliação institucional baseada na produção científica dos Grupos de Pesquisa e nas diretrizes da política nacional de Pós-Graduação.
f) Fortalecimento do papel dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu como agentes promotores de atividades de cooperação científica com instituições e organizações, nacionais e internacionais.
g) Aprimoramento dos periódicos científicos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e diretrizes da CAPES, imprimindo visibilidade à Universidade no contexto da produção intelectual nacional e internacional.