PUC-Campinas abre inscrições para a realização gratuita de conceituado teste de inglês

Benefício será concedido a cem estudantes e docentes que queiram prestar o exame TOEFL ITP

A Mastertest Educational, distribuidora exclusiva, em território brasileiro, do TOEFL ITP, um dos mais prestigiados e bem aceitos testes de proficiência em língua inglesa de todo o mundo, em parceria com a PUC-Campinas, está com inscrições abertas, até o próximo dia 31 de agosto, para que estudantes e docentes da Universidade possam realizar o exame de maneira gratuita. Cem vagas estão à disposição. A prova será aplicada no dia 12 de setembro, às 14h, na Sala 800 do prédio H01, localizado na Avenida Reitor Benedito José Barreto Fonseca, s/nº, no Campus I.

Após entrar no site da Mastertest, o interessado ou interessada deverá realizar a inscrição e, em seguida, inserir o código 10667 para obter a gratuidade. Ela deve ser efetuada clicando aqui. Ao final do processo, a empresa disponibilizará diversas instruções referentes à realização do teste.

De acordo com Evandro Marcelino Martins, analista de relações internacionais do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, a Universidade já mantém uma parceria de longa data com a distribuidora para a concessão de desconto de 20% no valor da inscrição aos seus alunos e professores, porém, é a primeira vez que foram ofertadas inscrições de modo gratuito.

De acordo com Evandro Marcelino Martins, analista de relações internacionais do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, as provas serão realizadas no Campus I a fim de facilitar o acesso a todos os estudantes e professores inscritos.

Sobre o lugar onde as provas serão realizadas, Evandro esclarece que, “mais do que eventualmente, existe certa dificuldade de deslocamento dos inscritos a um dos centros aplicadores ou eles não são das cidades onde os testes acabam sendo realizados e encontrar os locais de prova pode ser algo bastante complicado, por isso, nós conseguimos fazer com que a avaliação aconteça no Campus I, onde todos os estudantes e professores interessados podem ter o acesso facilitado”.

Sobre o exame
O TOEFL é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais aceitos no mundo para o ingresso em universidades, realização de intercâmbio e, no Brasil, para o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O teste é disponibilizado nas modalidades ITP, realizado em papel (que é o que ocorrerá na PUC-Campinas), e IBT, realizado via internet. No primeiro caso, é analisada a leitura (reading), a escrita (writing) e a escuta (listening) do avaliado, sendo que, no fim, este recebe uma nota para cada uma dessas habilidades e uma nota geral. No caso do IBT, além de analisar as habilidades citadas, a prova também avalia a fala (speaking).

O ITP é usado, principalmente, como uma ferramenta de avaliação do próprio interessado em relação a essas habilidades, podendo identificar eventuais pontos de melhora para quem deseja realizar o IBT. Esse último, por sua vez, é o exame de maior aceitação em todo o planeta para o ingresso em instituições estrangeiras onde as aulas são ministradas em língua inglesa.

No caso do TOEFL ITP, após a sua realização, a pessoa inscrita poderá optar por obter a sua pontuação (score) e um certificado impresso de parede, pelo qual ela pagará uma taxa de R$250, sendo esse valor, de acordo com Evandro, com um desconto de 71,52%, uma vez que o valor total é de R$878.

Sobre o resultado, que estará disponível a partir do dia 18 de setembro, apenas a nota total será disponibilizada. As notas de cada seção da prova não serão divulgadas. Para conferi-la, ao final, basta clicar aqui.

Para saber mais sobre o teste, basta enviar um e-mail para operacional@toeflbr.com.br ou acessar o portal da Mastertest Educational, clicando aqui, ou as redes sociais da empresa, clicando no nome de cada uma delas: Facebook e Instagram.

Importante para os estudantes
O analista de relações internacionais comenta “que esse teste tem especial importância para os alunos e alunas de Letras, Relações Internacionais e Administração – Comércio Exterior que, no mercado de trabalho, poderão ser exigidos a respeito de sua proficiência em inglês. Já para aqueles que pretendem realizar uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e que necessitam comprovar fluência na língua inglesa para poder cursá-la, ele pode ser usado, eventualmente, para que seja realizada essa comprobação”.

Oportunidade de crescimento
O TOEFL ITP é, segundo Evandro, uma oportunidade de testar o nível de domínio da língua inglesa e identificar eventuais pontos de melhora em uma ou mais competências analisadas.

Ele continua explicando que “por exemplo, a escrita pode ser o ponto forte de um estudante, mas a escuta pode ser melhor desenvolvida, então, muitas vezes, o aluno ou aluna prefere passar pelo TOEFL ITP antes de fazer o TOEFL IBT, que é a versão mais completa, realizada em computador e que também avalia a fala (speaking), sendo essa versão a mais exigida por instituições no exterior e que é extremamente válida no caso do estudante querer realizar um intercâmbio ou mesmo se inscrever em um programa de pós-graduação em uma universidade estrangeira” e encerra dizendo que “é por isso mesmo que é tão importante que essa oportunidade que a PUC-Campinas está oferecendo aos seus estudantes e docentes seja apreciada”.

Daniel Bertagnoli
16 de agosto de 2024