PUC-Campinas apresenta programa ”PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos” em evento do aniversário de 83 anos da Universidade

Programa “PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos – Memória, Tradição e Inovação” conta com grupo de docentes que irão pensar sobre os desafios da Universidade rumo ao futuro

A PUC-Campinas apresenta, nesta sexta-feira (7), às 8h30, no Auditório do Campus I, o programa intitulado ”PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos – Memória, Tradição e Inovação”. Trata-se de uma iniciativa que pretende, principalmente, vislumbrar rumos a serem escolhidos para a construção do futuro da Instituição. Nesse horizonte a proposta refletirá sobre os desafios para manter o papel relevante da Universidade como forma de contribuir com a humanidade, considerando as transformações do mundo contemporâneo, o futuro da educação e a missão da PUC-Campinas.

“É necessário pensar não somente o amanhã da Universidade e dos seus egressos, mas também, pensar o amanhã de Campinas, da região, de São Paulo, do Brasil e do mundo, assim como o amanhã das nossas pessoas para um futuro viável, de esperança, de qualidade de vida e de bem-estar e bem comum”, afirmou o Prof. Dr. Gustavo Donato, que conduz o programa, com ajuda de uma equipe de docentes de vários setores.

Essa é mais uma das atividades do aniversário de 83 anos da PUC-Campinas. Na terça-feira, as comemorações foram iniciadas com a missa, no auditório do Campus I, conduzida pelo Arcebispo de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller.

História

A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido como Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras. Nos 83 anos de atividade, a Instituição foi investindo sempre no aprimoramento de sua qualidade acadêmica, tanto no ensino quanto na pesquisa e nos projetos de extensão.

Carlos Giacomeli
6 de junho de 2024