PUC-Campinas consegue bolsas do CNPQ para programa MAI/DAI

Programa dará duas bolsas de mestrado e também bolsas de iniciação científica para a graduação

A PUC-Campinas conquistou, neste mês de setembro, a aprovação de fomento do CNPQ no Programa MAI/DAI para um projeto desenvolvido na Universidade em parceria com duas empresas. A proposta é implementar a metodologia Brainthon, desenvolvida pelo empresário Luis Norberto Pascoal ligado à Holding CDP (Companhia DPaschoal de Participações) num contexto empresarial mais amplo. A proposta está ancorada em dois projetos de mestrado, oferecendo também bolsas de iniciação científica para estudantes da graduação.

O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parcerias com empresas.

Na PUC-Campinas, o Programa MAI/DAI terá uma bolsa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e outra no Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo, contando também com a participação de alunos da graduação. Haverá a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, com o apoio do Programa MESCLA da PUC-Campinas.

O projeto

Com a coordenação do Prof. Dr. Samuel Carvalho De Benedicto, a PUC-Campinas apresentou um projeto para implementar uma metodologia desenvolvida por Luis Norberto Pascoal, da Companhia DPaschoal de Participações, na empresa IAI Partners Consultoria Ltda, buscando avaliar a aplicabilidade da mesma e os seus impactos na resolução de problemas complexos e na tomada de decisões estratégicas. A metodologia em questão, que será testada no ambiente empresarial, é a Metodologia Brainthon, que se acredita representar uma nova era de pensamento criativo e soluções de problemas, colocando a inovação e o desenvolvimento humano no centro das estratégias organizacionais. Por conseguinte, o Programa MAI/DAI  também abarcará a empresa MDI – Maxxi Desenvolvimento Imobiliário a qual busca a inovação social na área de urbanismo por meio do fortalecimento comunitário e participação social para desenvolvimento urbano sustentável.

O coordenador do projeto, o professor Samuel, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, atuará como responsável geral da pesquisa. Ele irá conduzir a pesquisa “A” e orientará uma dissertação do mestrando Gabriel Lopes Stockler sobre a implantação da metodologia Brainthon pela empresa IAI Partners Consultoria Ltda, buscando avaliar a aplicabilidade da mesma e os seus impactos na resolução de problemas complexos e na tomada de decisões estratégicas.

A pesquisadora Patrícia Rodrigues Samora, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da PUC-Campinas, conduzirá a pesquisa “B” e orientará uma dissertação da mestranda Marina Carvalho com o objetivo de resolver um problema complexo de natureza social na empresa MDI – Maxxi Desenvolvimento Imobiliário, mais especificamente, no Centro de Integração Comunitário no Villagio Mundo Novo, em Franca (SP).

Segundo o Prof. Samuel, coordenador do projeto junto ao CNPq, “após analisar as características da metodologia Brainthon, acreditou-se que a mesma pode representar uma nova era de pensamento criativo e soluções de problemas, colocando a inovação e o desenvolvimento humano no centro das estratégias organizacionais. Ao contribuir para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento do capital humano, a organização irá alcançar um melhor desempenho pautado no pensamento criativo, maior capacidade de solução de problemas, tomada de decisões estratégicas e na busca pela inovação. Entretanto, a metodologia somente foi testada de forma incipiente e empírica, sem o necessário aprofundamento e sem o selo científico. Portanto, a mesma precisa ser testada experimentalmente e de forma mais exaustiva para obter uma maior precisão sobre suas contribuições para as organizações de segmentos variados”, disse.

Carlos Giacomeli
17 de setembro de 2024