PUC-Campinas convida artistas a exporem suas obras na Galeria da Faculdade de Artes Visuais

Edital prevê que projetos podem ser enviados para avaliação até o próximo dia 5 de agosto

A PUC-Campinas, através da Faculdade de Artes Visuais, convida artistas visuais, brasileiros e estrangeiros, bem como, alunos e egressos do curso de Artes Visuais da Universidade a realizarem exposições individuais ou coletivas no espaço físico da Galeria da Faculdade de Artes Visuais.

As propostas de exposições poderão ser encaminhadas até o próximo dia 5 de agosto para serem levadas à cabo no segundo semestre de 2024 (especificamente na primeira quinzena de setembro e, depois, na segunda quinzena de novembro e ao longo de dezembro) ou primeiro semestre de 2025 (especificamente entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de junho). O período de duração das exposições será de vinte dias corridos.

Os envios podem ser realizados através do e-mail eaad.artes@puc-campinas.edu.br com cópia para andreia.dulianel@puc-campinas.edu.br e os proponentes serão informados do resultado das inscrições por e-mail.

De acordo com o Prof. Dr. Victor Corte Real, diretor da Faculdade de Artes Visuais, a intenção é destacar a Galeria como um espaço de divulgação das artes visuais em Campinas e incentivar a circulação e divulgação das artes produzidas por artistas emergentes locais, regionais, nacionais e internacionais, através de exposições temporárias, coletivas e individuais.

Ele diz ainda que já é uma tradição da Faculdade lançar o edital com o convite e as orientações para que artistas profissionais e estudantes do curso de Artes Visuais submetam projetos expositivos. “Ele, normalmente, é lançado no meio do ano para a seleção das exposições do 2º semestre do ano corrente e do 1º semestre do ano seguinte”, explica.

Victor finaliza dizendo que a Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas é um espaço laboratorial do curso de Artes Visuais, onde são desenvolvidas as competências de curadoria e de montagem de exposições, “além de ser um espaço para o exercício das aulas e um ambiente que funciona como uma vitrine para que a comunidade acadêmica tenha contato com a arte e com o trabalho de artistas com diferentes poéticas”.

Links e seleção

Para saber mais sobre as regras, documentos e formulários necessários para a submissão dos projetos, é só acessar, ao final do texto, os links referentes ao edital, à ficha de inscrição e ao termo de compromisso, ao formulário para a descrição do projeto artístico, à planta baixa da Galeria e às variantes do logo da PUC-Campinas.

As propostas enviadas serão selecionadas por uma Comissão de Seleção, formada por docentes da Faculdade de Artes Visuais, que examinará os projetos conforme o Regulamento da Galeria da Faculdade de Artes Visuais e o Projeto Institucional da PUC-Campinas.

Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso

Formulário para a Descrição do Projeto Artístico