PUC-Campinas cria Biblioteca Temática voltada para o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros

Ao todo, acervo já conta com 321 títulos de livros físicos e 249 e-books disponíveis para acesso

A PUC-Campinas, por meio do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), criou uma Biblioteca Temática voltada para o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro. Ao todo, o acervo conta hoje com 321 títulos de livros físicos, 249 e-books e 38 materiais referentes a pesquisas, como Teses, Dissertações e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de estudantes.

“Após a criação do Centro de Estudos, foi pensado em uma curadoria de materiais específicos que contemplasse uma seleção de trabalhos acadêmicos já estudados na Universidade sobre o tema e também dentro do que nós já temos na biblioteca. Nós fizemos isso juntamente com uma colheita de trabalhos de e-books de acesso aberto sobre esse tema”, explica Sérgio Eduardo Silva de Caldas, coordenador do SBI. O resultado de toda essa pesquisa passou pela validação da responsável pelo Centro de Estudos, a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, e, então, foi iniciado o processo de construção da Biblioteca Temática.

Segundo Sérgio, hoje já é possível ter uma maior facilidade para encontrar os materiais, graças a essa medida. “Hoje nós proporcionamos ao usuário a possibilidade de ele olhar especificamente esse material sem precisar ver o todo da biblioteca. Esse material fica segmentado dentro do nosso catálogo, tanto no repositório institucional como no catálogo da biblioteca”, completa.

Para a professora Waleska, a criação dessa biblioteca segmentada ajuda no processo de pesquisa e de subsídios para a construção de novos conhecimentos. “A biblioteca com o repositório sobre a temática racial é muito importante para destacar as pesquisas existentes sobre o tema e também dar subsídios para pessoas que se interessam em estudar as complexidades de raça e racismo nas diversas áreas de conhecimento. Ter um acervo desses é uma conquista do Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros”, afirma.

Para acessar o acervo da Biblioteca Temática, clique aqui

Carlos Giacomeli