PUC-Campinas é parceira do evento APTA/IAC de Portas abertas, nos dias 18 e 19 de outubro

Evento celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e terá exposições e atividades, com parceria da PUC-Campinas

A PUC-Campinas será parceira do Instituto Agronômico (IAC) no evento APTA de Portas Abertas, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro (sexta e sábado). Parte dos espaços e das atividades do Instituto estará aberta ao público para visitação, das 9h às 17h.

A PUC-Campinas estará no evento com a participação de diversos cursos, apresentando variações de produtividade, utilizando os produtos desenvolvidos pelo IAC.  “Nós temos uma parceria entre o curso de Engenharia Agronômica da PUC-Campinas e o Instituto Agronômico e participamos do evento desde o ano passado. Nossos alunos estarão no estande da Universidade e também vão participar de uma atividade em uma casa de vegetação, no espaço do IAC, montando um experimento de fertilidade do solo”, comenta a Profa. Dra. Regina Márcia Longo, diretora da Faculdade de Engenharia Agronômica.

“Outros cursos, além da Engenharia de Alimentos, que têm afinidade com os produtos que são desenvolvidos no IAC, como Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Química e Ciências Biológicas e Engenharia Química farão inserções durante as atividades do dia. Eles irão utilizar alguns produtos que o Instituto Agronômico disponibilizou, como mandioca, café, para fazer produtos em pequenas porções, que serão apresentadas à população”, completa a docente.

O evento celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e será promovido, simultaneamente, nas sete unidades de pesquisa vinculadas à APTA, proporcionando ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores.

No saguão da sede do IAC será realizada a exposição das atividades desenvolvidas pelos Centros de Pesquisa de Café, Horticultura, Grãos e Fibras, Fitossanidade, Solos e Pesquisas de Fertilizantes, Recursos Genéticos Vegetais, Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita, Engenharia e Automação, Frutas, Cana, Citricultura, Seringueira e Sistemas Agroflorestais.

Os visitantes poderão ver o uso de microscopia digital para análise de agregados do solo, o desenvolvimento de equipamento para colheita do sisal, a miniatura de Equipamento de Proteção (EPI) do projeto Quepia, o trabalho de adjuvantes com demonstração de efeito espalhante de defensivos, a demonstração com óculos digital sobre o sistema de avaliação da pulverização e o uso de drone para aplicação de defensivos.

Estarão expostas amostras de cultivares desenvolvidas pelo IAC de abacaxi, uva e banana, além de vinhos produzidos com variedades IAC e produtos de macadâmia. Interessados poderão levar mudas e sementes de maracujá.

O público também poderá ver plantas de feijão e amendoim em fase de germinação, além de vasos com feijão e milho. Serão distribuídas amostras de “graminhas para pets” de trigo e aveia IAC, além de amostras de diferentes cultivares do Instituto Agronômico.

Grãos desenvolvidos pelo IAC e sementes crioulas farão parte do prato que será elaborado pelo chef Heyttor Barsalini, coordenador do projeto Receitas Históricas Brasileiras, que fará uma aula-show, nos dias 18 e 19 de outubro, às 11h e às 13h, respectivamente.

O público verá a Irrigação Inteligente com sensores que indicam a hora certa de irrigar as culturas. Pós-graduandos IAC irão mostrar a Saúde do Solo e sua barreira invisível que impacta o desenvolvimento das culturas, no Laboratório Física do Solo. Outro tema a ser exposto é a Importância da Adubação para Mudas Nativas na Recuperação de Áreas Degradadas.

No Anfiteatro “Otávio Tisselli Filho”, haverá exibição de vídeos sobre os Centros de Cana, Café, Citricultura, Engenharia e Automação, Pós-graduação IAC e Biblioteca.

A sede do IAC está localizada na avenida Barão de Itapura, 1.481, Campinas. O evento é gratuito e não é necessária inscrição.

Com informações do IAC

Carlos Giacomeli