Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas está entre as 10 melhores particulares do país, segundo ranking da Folha

Universidade é a única do Interior de São Paulo entre as instituições não públicas

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), da Folha de São Paulo, publicado neste dia 13 de novembro, que avaliou 203 universidades brasileiras. Nesse grupo das melhores particulares, dominado pelas pontifícias, a PUC-Campinas é a única do Interior de São Paulo.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior disse que “as boas colocações de instituições desse tipo (confessionais) são consequência do compromisso em desenvolver projetos pedagógicos de formação com qualidade”.

O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

O Prof. Dr. Adolfo-Ignacio Calderón, do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas, é um dos integrantes do conselho editorial do Ranking Universitário da Folha. Ele é um dos principais especialistas em rankings educacionais do Brasil.

A edição de 2023 traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país, como medicina, psicologia e direito.

São avaliadas mais de 2.200 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. Os dados finais são analisados por uma equipe formada pela Folha, composta por avaliadores e ex-avaliadores do MEC e membros da Academia Brasileira de Ciências.

Entre os quesitos avaliados pelo jornal para o ranking, a pesquisa corresponde a 42% da nota final; o ensino, 32%; o mercado, 18%; internacionalização, 4%; e inovação, também 4%.

O quesito mercado foi o de melhor avaliação da PUC-Campinas. Ela considera parcerias com empresas e a opinião de empregadores sobre preferências de contratação. Para analisar a inovação nas universidades, é levantada a quantidade de estudos da universidade em parceria com o setor produtivo e registros de patentes.

Para avaliar a pesquisa, são levantados os artigos científicos publicados pela universidade, relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas, citações internacionais por docente, média de citações para cada artigo científico da universidade e média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes.

Para a nota de internacionalização, são levantadas as publicações em coautoria internacional, média de artigos científicos por professor e média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes.

Na qualidade de ensino, é visto o percentual de professores com doutorado ou mestrado, percentual de docentes em regime de dedicação integral ou parcial, a nota média da universidade no Enade, percentual de professores da universidade considerados produtivos pelo CNPq e artigos científicos em revistas brasileiras. Também é feita uma pesquisa, realizada pelo Datafolha, com professores distribuídos pelo país.



Marcelo Andriotti
13 de novembro de 2023