PUC-Campinas inaugura nova Praça de Alimentação no Campus II

Espaço moderno e sustentável traz novas opções de restaurantes e espaço de convivência

A PUC-Campinas inaugurou, nesta terça-feira, 6 de agosto, a nova Praça de Alimentação do Campus II da Universidade. O espaço foi totalmente reformulado e tem capacidade para receber mais de 600 estudantes. A Praça conta com novas opções de restaurantes para os estudantes e espaço de convívio, ampliando as possibilidades de novas amizades, de compartilhamento de experiências e de trabalhos em grupo. Tudo com recursos de eficiência energética, gestão de resíduos e uso de materiais sustentáveis.

A agenda contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller; do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; do Vice-Presidente da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), mantenedora da PUC-Campinas, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti; do Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, Decano da Escola de Ciências da Vida; do Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva, Gerente do Campus II; do Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce, Superintendente do Hospital PUC-Campinas; do Dr. Altair Massaro, Diretor Geral do Hospital Maternidade de Campinas; de Pró-Reitores, Decanos, Diretores, Coordenadores, professores e alunos.

A abertura foi realizada por Dom João Inácio Müller. “Quero parabenizar o Reitor e, na pessoa dele, todos os envolvidos nesse trabalho maravilhoso. Conversei com mais de 20 pessoas e todas estão muito contentes. Eu penso que, como Jesus conseguiu congregar ao redor do alimento e deixar os grandes ensinamentos dele, também penso que os estudantes possam participar, criar frases ligadas a esse ambiente e à Bíblia. Penso que esse espaço deve também ser de uma mensagem maior, deve repercutir e dizer a mensagem de Jesus Cristo”, comentou o Arcebispo.

Foto: Carlos Bassan/PMCsan/PMC

Na sequência, foi a vez do Reitor agradecer todo esforço dos trabalhadores que construíram o espaço e toda a comunidade acadêmica. Ele expressou a alegria com a inauguração e reforçou a importância da comunhão entre os setores. “O espaço anterior contava com 358 lugares. Agora, ampliado como foi, abre possibilidade para 648 pessoas acomodadas. Além disso, oferece toda uma infraestrutura diferenciada e uma construção arquitetônica moderna. O local está disponível para todos os estudantes, corpo docente, profissionais do hospital e pacientes. É um espaço aberto a todos. E nós não estamos apenas inaugurando um espaço com uma estrutura excelente, mas uma esperança de que esse local possa ser um espaço promotor da cultura de encontro, do diálogo e da convivência fraterna, como pede o Papa Francisco”, reforçou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti abordou o tema da solidariedade. “É mais que um espaço de vivência, é um espaço de convivência. Aqui vão conviver aqueles que têm, aqueles que não têm, aqueles que precisam. Depois da sala de aula, esse é mais um espaço democrático da Universidade. Que esse seja um local de atenção solidária e que toda a comunidade possa plasmar um mundo novo, de justiça e de igualdade”, comentou.

Depois, Dom João Inácio Müller, na presença do Reitor, do Monsenhor Meschiatti e do padre Antonio Douglas de Moraes, deu a bênção e, juntos, descerraram as placas da Nova Praça de Alimentação. Uma delas trazia o nome dos trabalhadores da Universidade que participaram da construção do espaço. Também foi inaugurada no local uma nova loja de produtos da marca PUC-Campinas.

A nova Praça de Alimentação

O novo local traz um visual moderno e aprimora a experiência de convivência dos estudantes a partir de um design atualizado, que favorece o encontro e a interação entre estudantes, professores e funcionários.

A sustentabilidade também foi pensada na elaboração do projeto. O espaço foi projetado com coleta seletiva, uso de materiais ecológicos e sistemas de economia de energia e água. Além disso, traz uma formatação que contempla o conforto e a acessibilidade através de mobiliário ergonômico.

A nova praça oferecerá espaços tranquilos e confortáveis para estudo individual ou em grupo, com tomadas espalhadas pelo local e conectividade aprimorada. A disposição do novo espaço favorece a realização de eventos interdisciplinares e culturais que enriquecem a vida acadêmica. A estética traz elementos que promovem o bem-estar da comunidade acadêmica, por meio de sofás e novas banquetas para mais conforto. Além disso, a construção foi realizada para otimizar o fluxo de pessoas, com corredores amplos e disposição estratégica do mobiliário, facilitando a movimentação e reduzindo congestionamentos em horários de pico.

Confira a galeria de imagens:

Carlos Giacomeli
7 de agosto de 2024