PUC-Campinas marca presença na abertura do Innovation Week
Cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior
A abertura do Campinas Innovation Week foi realizada na noite desta segunda-feira (10) e foi apenas a largada de uma semana que promete muita inovação e tecnologia no interior do prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio).
Participaram da abertura o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth; Marcelo Stramm, representando o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; o Reitor da Unicamp, Tom Zé; o Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Eduardo Gurgel do Amaral; além de outras autoridades, representantes das empresas e institutos parceiros, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara Municipal de Vereadores e secretárias e secretários municipais.
Até sexta-feira (14) o público visitante poderá acompanhar o que há de mais novo no mercado e na área de pesquisa de tecnologia e inovação. Além das palestras e rodadas de negócios, os participantes também poderão apreciar uma programação musical.
Mescla no Innovation Week
O Mescla, Hub de Inovação da PUC-Campinas, estará presente com um estande no evento. Lá, o visitante poderá ter experiências de demonstração e também interativas. Além disso, poderá conhecer um pouco mais sobre os eventos e programas de empreendedorismo da Universidade, como o CRIA e o Motiv.se; a cultura de cocriação e ambientes de fabricação digital – FabLab ligado à rede global; o consórcio Universidade-Empresa voltado ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias dos segmentos de IoT, IA e Conectividade – AIoTLab Brasil – com as soluções abaixo desenvolvidas em parceira com a empresas da rede; entre outros.
Quem passar pelo estande poderá também verificar o funcionamento do sensor de nível para líquidos, do sistema de monitoramento microclimático, saber mais sobre segurança e iluminação pública inteligente, telemetria e manutenção preventiva, prontuários eletrônicos com a inteligência artificial e aplicações de visão computacional na saúde.
“Somos criadores de uma nova economia, que por mais plural que seja, traz em si um compromisso em comum, no qual a cooperação, a sustentabilidade e o investimento responsável colaboram para o desenvolvimento e para dinâmica dos nossos ecossistemas de inovação. A PUC-Campinas é um desses agentes presentes nesta semana. A Universidade apresenta nossas iniciativas inovadoras de desenvolvimento tecnológico e nossas ações que fomentam o empreendedorismo unindo nossos estudantes, parceiros públicos e privados, nossos docentes e pesquisadores”, afirmou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
“O Campinas Innovation Week é um evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo com um objetivo claro de levar experiência, conectar pessoas e inspirar para novas soluções e mercados. Para nós uma oportunidade de aproximar as iniciativas de desenvolvimento tecnológico da PUC-Campinas da sociedade”, comentou a Gerente de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, que apresentará, junto a profissionais do CNPEM e Unicamp, um painel, nesta quarta-feira, sobre a inovação e o impacto no ecossistema de Campinas.
Abertura
Na cerimônia de abertura do evento, o prefeito Dário Saadi ressaltou a importância de Campinas ser a anfitriã. “Campinas completa 250 anos, nada melhor do que comemorar com um evento que nos faz olhar para o futuro onde a tecnologia, do empreendedorismo e a inovação é que vão garantir qualidade de vida e justiça social para todos”, disse Dário.
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, ressaltou a importância de um evento como este para o desenvolvimento do Estado. “Aqui vamos ter, nos próximos dias, um encontro de trabalho, um encontro com a tecnologia, com a inovação, com o empreendedorismo, é fazer negócios. Tudo isso é muito importante para que a gente possa desenvolver melhor e ainda mais o nosso estado”, falou.
Representando o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcelo Stramm ressaltou a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos, que também terão espaço no Campinas Innovation Week. “Somente nos quatro primeiros meses de 2024, os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 588 mil novos empregos. Em 2023, são microempresas e empresas de pequeno porte que representaram 88% dos empregos gerados”, completou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, a expectativa é que o CIW coloque a cidade no circuito nacional de eventos de tecnologia e inovação. “Teremos aqui quatro eventos em um. Queremos mostrar tudo o que Campinas tem e o que a faz um polo de tecnologia e inovação”, disse. “Será uma semana de muito conteúdo, imersão e, por que não, de festa, com uma programação musical que começará sempre as 17h30, com o pôr do sol”, completou.
Eventos dentro do Campinas Innovation Week
Os participantes terão acesso também a outros quatro eventos em um único espaço, em uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados, totalmente reformada. No dia 11, acontece a Retail Conference; 12 e 13, a Inova Trade Show; e o TechStart Summit e a OiWeek encerram a programação, na sexta-feira, 14.
Ao todo, serão 50 palestras em quatro dias, sobre assuntos ligados à sustentabilidade, transformação digital, indústria 4.0, inteligência artificial, comunicação, empreendedorismo, agronegócio, ecossistemas de negócios, transição energética, marketing digital, indústria e tecnologia. Entre os palestrantes estão representantes do CpqD, Unicamp, iFood, Institutos Ethos, Enel Trading, Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), Centro de Pesquisas Petrobras, Cepetro, Bosch, Stanley, Ciesp e Fiesp, entre outros.
A realização do Innovation Week é da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a Fundação Fórum Campinas, a Venture Hub e a 100 Open StartUps.
Para mais informações pelo site oficial do evento, clique aqui.