PUC-Campinas oferece curso on-line gratuito para alunos e familiares
Conteúdo abordará a criação de novos negócios e a aceleração de startups durante a quarentena
A PUC-Campinas desenvolveu um curso on-line gratuito voltado para alunos e seus familiares. O objetivo é auxiliar as pessoas afetadas economicamente pela quarentena ocasionada pela covid-19, abordando a criação de novos negócios e a aceleração de startups. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Espaço Mescla, e as vagas são limitadas.
O curso "Negócio de filho para pais" se destina a alunos e familiares que buscam no empreendedorismo uma das possíveis soluções para a crise, tanto para aqueles que perderam seus empregos quanto para aqueles que procuram alternativas de trabalho. Também é voltado a pessoas que já empreendem, mas gostariam de melhorar seus negócios ou adequá-los ao contexto em que a sociedade encontra-se inserida.
Alunos e familiares poderão fazer o curso juntos e colaborar mutuamente na construção de uma startup. Os pais ou familiares poderão contribuir com suas experiências profissionais, e os alunos, por sua vez, poderão colaborar com sua força de trabalho, auxiliando-os a usar tecnologia ou a desenvolver as atividades on-line.
As aulas serão ao vivo e abordarão temas como ideação de novos negócios, jornada do usuário, estudo de mercado, modelagem de negócios, validação de hipóteses, Mínimo Produto Viável (MVP, sigla em inglês) e modos de financiamento.
As aulas serão com Maurício Pinheiro e Tomas Sniker (Espaço Mescla); José Eduardo Azarite; José Rubens Urbini Jr e Leonardo de Vicente Pinheiro (Venture HUB), às segundas e quartas-feiras, com início às 19h30. As equipes terão até quatro pessoas, sendo que ao menos um dos membros deve ser aluno da PUC-Campinas.
O curso terá início no dia 13 de maio e duração de quatro semanas, contando com sete encontros de uma a uma hora e meia cada um, no período noturno. As aulas serão ministradas por meio do software Canvas. Poderão participar 12 equipes formadas pelos alunos e suas famílias.
Clique aqui para se inscrever
Os conteúdos, sempre pautados no processo e nas ferramentas de construção, bem como na execução e na apresentação de cases (lições aprendidas de sucesso e fracasso), serão divididos da seguinte forma:
Aula 1: Abertura do programa: informações sobre o programa, o perfil do empreendedor, tendências tecnológicas, tendências de mercado. Ideação e desenvolvimento de personas: ideação; pesquisa desk; jornada do usuário e definição de hipóteses, entrevista profunda, mapa de empatia, diagrama de afinidade de dados, mapa da persona.
Aula 2: Proposta de Valor: entendimento das tarefas da persona e sua percepção de prioridade, definição da dor e sua percepção de prioridade, ganhos esperados e sua percepção de prioridade, proposta de solução para a dor, desenvolvimento potencializador da percepção de ganho da persona; definição da proposta de valor final para o cliente com base nos produtos/serviços de envolvidos para persona; teste de encaixe da proposta, teste de canais de relacionamento com o cliente e proposta de valor final.
Aula 3: Modelo de Negócio: modelos de receita, funil de vendas, construção do modelo de negócio.
Aula 4: Prototipação: conceito de prototipação, tipos de protótipos e como construí-los.
Aula 5: Mínimo Produto Viável (MVP): conceito de Lean Startup, teste dos canais de entrega, matriz de feedback, modelos de MVP, construção do primeiro MVP, roadmap de evolução do MVP e matriz de prioridade.
Aula 6: como fazer um Pitch consistente.
Aula 7: Damo Day - apresentação e lançamento. A apresentação final está prevista para o dia 15 de junho.