PUC-Campinas promove evento de saúde e bem-estar no Shopping Parque das Bandeiras

Alunos dos cursos da Escola de Ciências da Vida prestarão vários serviços neste sábado, das 10h às 16h

A PUC-Campinas, por meio das faculdades pertencentes à Escola de Ciências da Vida, promove, neste sábado, dia 8 de junho, das 10h às 16h, no Shopping Parque das Bandeiras (próximo à academia localizada no subsolo) o evento “Saúde e Bem-Estar PUC-Campinas: Shopping Bandeiras”. A participação é gratuita.

Diversas equipes, constituídas por alunos e docentes de onze cursos da Universidade, oferecerão materiais informativos e uma série de serviços na área da saúde, dentre os quais, verificação de pressão arterial e demonstração de primeiros socorros em idosos, realização de exame que visa identificar perda auditiva e testes rápidos de sífilis, implantação de tags eletrônicos (microchips) em cães (limitada a duzentos animais, com os atendimentos sendo realizados por ordem de chegada) e exposição de filhotes para doação.

Além de todas as ações realizadas pelos alunos da PUC-Campinas, agentes de saúde da Prefeitura Municipal de Campinas também estarão presentes no local a fim de realizarem a vacinação da população contra a covid-19 e a gripe (influenza).

Ao todo, 510 estudantes das faculdades de Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional participarão das atividades.

Uma das responsáveis pelo evento, a professora Yara Maria Randi, do curso de Enfermagem, ressalta que o objetivo do projeto é o de desenvolver a interprofissionalidade entre os cursos da Escola de Ciências da Vida e proporcionar acolhimento, orientações e ações de saúde junto a população de Campinas e Região.

Ela diz ainda que essa é a primeira edição do projeto interdisciplinar, mas que, desde 2022, as diversas faculdades atuam mensalmente no Shopping Parque das Bandeiras com atividades de prevenção, promoção e proteção à saúde e bem-estar da população, conforme as campanhas de conscientização estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“O importante é sempre realizarmos esse tipo de ação e, de acordo com as experiências que nós formos tendo com cada edição, aprimorar o que for necessário para as edições seguintes”, completa Yara.

Conheça abaixo cada uma das atividades que serão realizadas, de acordo com o curso.

Biomedicina

Exposição de experimentos para testar a presença de coliformes termotolerantes (fecais) e entrega de material educativo sobre medidas de prevenção de doenças de veiculação hídrica, ou seja, cujo principal veículo de transmissão é a água.

Ciências Biológicas

Distribuição de mudas e entrega de material educativo sobre a conservação da flora brasileira.

Ciências Farmacêuticas

Apresentação de material informativo sobre a importância do uso do filtro solar.

Enfermagem

Verificação de pressão arterial, orientações quanto à administração de insulina e demonstração de primeiros socorros em idosos, bem como, a apresentação ao público da Caderneta da Pessoa Idosa, que é um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usado tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores e integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas com mais de sessenta anos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, serão realizadas orientações e entrega de material educativo sobre conscientização sobre o autismo, coleta seletiva de lixo, descarte adequado de medicamentos, alimentação saudável, Parkinson e Alzheimer, eventos adversos domiciliares com idosos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e envelhecimento e doenças crônicas (hipertensão arterial e diabetes).

Fisioterapia

Orientações quanto à prevenção a agravos da saúde em virtude de lombalgias, cervicalgias, alterações posturais, algias dos pés e ombros e osteoporose, além da distribuição de material educativo sobre o tema.

Fonoaudiologia

Orientações quanto aos cuidados auditivos, vocais, com a fala e a escrita por meio da entrega de folders, aplicação de questionário sobre a voz, realização de meatoscopia (exame que visa identificar se há ou não perda auditiva e que identifica quaisquer tipos de obstrução, seja por cerume ou por corpos estranhos) e lista de palavras para leitura e ditado para realizar com crianças.

Medicina

Realização de testes rápidos de sífilis e conscientização da população sobre a importância da reciclagem e como fazê-la.

Medicina Veterinária

Implantação de tags eletrônicos (microchips) em cães e exposição de filhotes para doação. A microchipagem será limitada a duzentos animais e os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.

Medida de peso e altura e orientações sobre alimentação saudável.

Odontologia

Orientações e entrega de material educativo sobre higiene bucal e câncer de boca.

Terapia Ocupacional

Entrega de material educativo sobre o cotidiano, a ocupação humana e as atividades da vida diária. Além disso, será realizada uma oficina de adaptações de atividades da vida diária e serão confeccionadas mandalas das ocupações.

Daniel Bertagnoli
6 de junho de 2024