PUC-Campinas promove IV Encontro de Igualdade de Gêneros

Evento, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, destaca desafios e soluções para promover a igualdade de gênero e raça no mundo corporativo

A PUC-Campinas promove, nos dias 20 e 21 de maio, no Auditório do Campus I, o “IV Encontro de Igualdade de Gêneros: Raízes e Liderança – Mulheres Pretas Conquistando o espaço Corporativo”. O evento é organizado pelos estudantes da Faculdade de Administração, da Escola de Economia e Negócios, em atividade dos componentes curriculares da área de Gestão de Pessoas.

O evento tem como inspiração a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Com uma abordagem centrada na inclusão e na diversidade, esta quarta edição do encontro traz como tema central a condição das mulheres negras no ambiente corporativo, reconhecendo o papel crucial do marcador racial na discussão sobre empoderamento feminino e igualdade de gênero.

A agenda contará com palestras e debates que exploram questões como desigualdade salarial entre homens e mulheres, políticas organizacionais voltadas para a promoção da igualdade de gênero e raça, além de abordar o papel do feminino e da negritude dentro e fora das organizações.

Programação

Na manhã do dia 20 de maio, a partir das 8h30, a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, coordenadora do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, juntamente com a Profa. Dra. Cristiane Feltre, abordará a desigualdade salarial sob diversas perspectivas.

No mesmo dia, às 19h30, executivas negras, como a Thais Helena Rocha Bombonato, líder do Grupo Etnia & Raça na 3M, compartilharão políticas organizacionais bem-sucedidas.

Já no dia 21 de maio, a programação matutina, também às 8h30, dará espaço para que profissionais como Viviani Barbosa, da Bosch Brasil, e a Telma Araujo Borges, diretora de Recursos Humanos da Wacker Química do Brasil Ltda, apresentem cases de sucesso em políticas organizacionais voltadas para a igualdade de gênero e raça.

À noite, às 19h30, será a vez de explorar o tema do feminino e da negritude com a historiadora Lunielle de Brito Santos Bueno, a jornalista Inaiara Florêncio e a Comendadora Edna Lourenço.

Sobre a importância desse evento, Laysa Aguiar, estudante de Administração e Marketing da PUC-Campinas e uma das organizadoras, comenta: “Esse evento é crucial para abordar a desigualdade de gêneros no ambiente organizacional, desnaturalizando essas disparidades. Além disso, ao trazer palestrantes mulheres com casos de sucesso em posições de liderança, o evento empodera mulheres e inspira ao mostrar que é possível alcançar lugares de prestígio, algo raro até recentemente”.

Carlos Marshal França, professor da Faculdade de Administração e coordenador do projeto, ressaltou o objetivo do evento ao afirmar que o objetivo é “promover um empoderamento verdadeiro por parte dos estudantes. Fazer com que elas se sintam empoderadas e que possam, futuramente, repassar esse exemplo a outras mulheres”, completa.

O IV Encontro de Igualdade de Gêneros e Empoderamento Feminino é aberto a todos os públicos.

Mais informações podem ser acessadas aqui

André Martins

Sob supervisão do Dcom