Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove webinário com o cientista Carlos Nobre sobre Mudanças Climáticas

Ele é um dos mais renomados climatologistas do país e reconhecido mundialmente

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas promove neste dia 8 de maio, das 17h às 18h30, o webinário “Mudanças Climáticas: Desafio para Todos”, com o cientista Carlos A. Nobre, um dos maiores especialistas do mundo em climatologia.  O evento faz parte do Ponto de Encontro da Sustentabilidade e do Sustentare & Wipis 2024.

As inscrições com certificado podem ser feitas pela internet.

Clique aqui para se inscrever

Nobre é um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT em 1983.

Clique aqui para assistir

Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI.

Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI.  É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha.

Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável.



Marcelo Andriotti
8 de maio de 2024