
PUC-Campinas promoverá várias campanhas na área de saúde e segurança ao longo de 2025
O objetivo é propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro e engajar os colaboradores
Ao longo dos próximos doze meses, a PUC-Campinas, através do Departamento de Medicina do Trabalho (DMT), em parceria com o Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho (DEST), promoverá diversas campanhas com temas na área de saúde e segurança.
O objetivo é propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro, gerando a conscientização e o engajamento dos colaboradores, além de ajudar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
De acordo com a engenheira de segurança do trabalho Rayane Martinez de Paula, promover a saúde e o bem-estar da comunidade interna são alguns dos objetivos buscados pelas atividades propostas ao longo do ano, “pois temos uma alta prevalência de doenças crônicas, que, se não tratadas adequadamente, podem causar graves sequelas. Além disso, é importante dar atenção à prevenção de doenças relacionadas a saúde mental e àquelas de maior gravidade, como os cânceres”.
Ela explica ainda que o fato de todas as campanhas a serem realizadas durante o ano de 2025 serem promovidas em conjunto pelo DMT e o DEST “só reforça o compromisso de ambos os departamentos com a saúde e segurança dos colaboradores (da PUC-Campinas)”.
Programação mês a mês

Durante o mês de janeiro, o Departamento de Medicina do Trabalho e o Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho conscientizarão os colaboradores sobre como se prevenirem da dengue, da febre maculosa e de animais peçonhentos e silvestres.
JANEIRO
Prevenção às Endemias e Animais Peçonhentos
Conscientização sobre a dengue, febre maculosa e animais peçonhentos e silvestres.
FEVEREIRO
Saúde Mental
Conscientização sobre o cuidado com a saúde mental e a busca de apoio psicoterapêutico, com a realização de palestras com representantes da Unimed Campinas sobre medicina preventiva cujo tema será “Somatização: Quando o Corpo Fala o que a Mente Não Consegue Dizer”.
MARÇO
Março Lilás
No mês da mulher serão realizadas palestras sobre empoderamento feminino e saúde feminina, com foco na conscientização e combate ao câncer de colo de útero.
ABRIL
Dia Mundial da Saúde (07/04)
Realização de ações de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), obesidade e doenças osteomusculares com o apoio das faculdades de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

Durante o mês de março serão realizadas palestras sobre empoderamento feminino e saúde feminina, com foco na conscientização e combate ao câncer de colo de útero.
MAIO
Maio Amarelo
Realização de ações de prevenção de acidentes de trânsito.
JUNHO
Junho Vermelho e Prevenção contra Incêndios
Incentivo à doação de sangue e treinamento para a prevenção e combate a incêndios e situações de emergência.
JULHO
Simulado de Emergência
Capacitação prática em situações de emergência.
AGOSTO
Prevenção de Acidentes e Assédio
Foco em segurança e ergonomia, incluindo treinamentos e a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
SETEMBRO
Setembro Amarelo
Prevenção ao suicídio e outros transtornos psiquiátricos.
OUTUBRO
Outubro Rosa
Conscientização sobre o câncer de mama e incentivo a realização de exames preventivos.
NOVEMBRO
Novembro Azul
Campanha de saúde masculina, com conscientização sobre o câncer de próstata e o incentivo a realização de exames preventivos para homens acima de 45 anos.
DEZEMBRO
Dia Mundial da Luta contra a AIDS (1º/12)
Divulgação e conscientização sobre a prevenção da doença.
- Enquanto o Outubro Rosa procurará conscientizar sobre o câncer de mama e incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos…
- …o Novembro Azul visará informar sobre o câncer de próstata e a necessidade de homens acima de 45 anos de se prevenirem da doença.
Sobre o DMT
O Departamento de Medicina do Trabalho da PUC-Campinas visa realizar o monitoramento da saúde do trabalhador, tanto em aspectos ocupacionais (exclusivamente relativos ao trabalho) quanto biopsicossociais (que considera as dimensões biológica, psicológica e social de um indivíduo para compreender o desenvolvimento e a causa de doenças, se contrapondo ao modelo biomédico, que atribui as doenças apenas a fatores biológicos, como vírus, genes ou anormalidades físicas. O modelo biopsicossocial considera que o funcionamento do corpo pode afetar a mente e vice-versa).
De acordo com a enfermeira do trabalho Fernanda Brognaro dos Santos, a PUC-Campinas realiza o acompanhamento, tanto ocupacional quanto biopsicossocial, de seus colaboradores, na entrada destes na Universidade e, anualmente, através da realização de exames periódicos. “Além disso, são disponibilizadas, ao longo do ano, atividades, palestras e campanhas para a promoção e prevenção à saúde de todos e todas”, completa.
Sobre o DEST
O Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho, por sua vez, tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável através da realização de inspeções de segurança, treinamentos, palestras, capacitações e sessões educativas que abordam temas diversos como o uso adequado de equipamentos de proteção, a execução de práticas seguras no ambiente de trabalho, a avaliação de riscos e o fornecimento e gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs).