PUC-Campinas realiza 13º Jogo On-line de Matemática com estudantes do ensino médio
Evento aconteceu no último dia 22 de novembro no prédio da Escola de Economia e Negócios
A PUC-Campinas realizou, no último dia 22 de novembro, em cinco salas do prédio H06 da Escola de Economia e Negócios (ECoN), no Campus I, a 13ª edição do Jogo Concurso On-line de Matemática.
Organizado pela Faculdade de Matemática, o evento contou neste ano com a participação de 61 equipes (na fase 1), das quais 41 (em um total de 107 estudantes) foram classificadas para a fase 2, a etapa final e presencial. As equipes foram compostas por alunos e alunas do ensino médio de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e de cidades próximas.
A primeira etapa da competição foi realizada à distância, de forma on-line, nas próprias escolas. Posteriormente, as equipes classificadas vieram até a PUC-Campinas para participarem da segunda fase.
De acordo com a responsável pela organização do evento e aplicação dos testes, a Profa. Dra. Christiane Buffo Rodrigues, a fase 2 do Jogo contou com dois modelos distintos de provas, chamados de Nível A e Nível B, e a classificação das equipes da primeira para a segunda fase foi realizada com base em seus rendimentos no primeiro estágio.
Ela comenta que a pontuação obtida por cada equipe na fase 1 definiu qual prova cada uma delas iria fazer na etapa seguinte, caso tivesse conseguido a classificação. De um total de 41 equipes classificadas (com um, dois ou três membros cada, inscritos por suas respectivas escolas), as 21 mais bem colocadas na primeira fase fizeram a prova de Nível A e as outras vinte a de Nível B. A professora Christiane diz que, de acordo com o regulamento da competição e em conformidade com os critérios apresentados, este tipo de classificação já estava previsto.
“As duas provas contiveram a mesma quantidade de perguntas (dez cada) e abordaram não apenas questões técnicas, mas também contextualizadas e que remeteram à problemas reais e cotidianos. A prova de Nível A foi composta de sete perguntas de dificuldade média e três que podem ser consideradas difíceis e a de Nível B continha três questões consideradas fáceis e sete com grau de dificuldade médio”, explica Christiane. Durante a fase 1, a prova teve duração de quatro horas e, na fase 2, a duração foi de três horas.
Tradição
“É um evento que já virou tradição na Faculdade de Matemática da PUC-Campinas, que sempre reúne estudantes de muitas escolas do ensino médio. A cada vez que a gente o realiza, uma sala é criada na plataforma Canvas e as equipes, em ambas as fases, ganham credenciais de acesso e são informadas sobre como acessar a prova dentro da plataforma”, esclarece a responsável pela aplicação dos testes.
Todos os anos, um grupo de docentes da Faculdade de Matemática auxilia na organização do certame e garante todo o apoio necessário para a elaboração das provas, bem como na verificação das perguntas, em ambas as fases do processo.
A professora Christiane lembra ainda que “as questões trabalharam com assuntos variados que cobriram todo o ensino médio, indo para muito além das contas, envolvendo interpretação, contextos atuais e situações cotidianas, em que os alunos e alunas puderam se identificar e entender um pouquinho de como é que a matemática está aplicada no dia a dia deles”.
Importância do evento
Para a professora, a importância da realização do Jogo foi, em primeiro lugar, conseguir aproximar o estudante do ensino médio do ambiente universitário e, em segundo lugar, apresentar para esse aluno ou aluna a matemática em um contexto diferente, “não como uma lista de exercícios ou uma prova, simplesmente, mas como um jogo mesmo, uma disputa saudável entre equipes onde eles pudessem enxergar a matemática aplicada ao dia-a-dia deles, de modo contextualizado, entendendo que não é simplesmente memorizar uma fórmula, mas que ela tem um significado e que está presente em nosso cotidiano”.
Ela continua dizendo que “as nossas provas apresentaram questões sobre matemática financeira, criptografia, modelagem matemática, lógica, física, meio ambiente e muitos outros temas mais, mas houve também questões que trabalharam os conteúdos matemáticos em si e envolveram apenas as contas, a fim de explorarem os conceitos teóricos e os diversos métodos e técnicas para a resolução de equações, funções, análise gráfica e afins”.
Premiação
Todas as equipes participantes da fase 1 do evento receberam certificados digitais de participação “a fim de simbolizar a honra existente na participação de cada time”, sendo “importante que os participantes tenham um registro como esse em suas trajetórias, no percurso de suas aprendizagens”, explica a professora Christiane.
Os participantes da fase 2, por sua vez, receberam certificados digitais de honra ao mérito e, no último dia 6 de dezembro, ocorreu, na arena localizada no espaço do programa Manacás, a cerimônia de premiação. As seis primeiras colocadas em cada um dos níveis de prova (nível A e nível B) foram agraciadas com o recebimento de medalhas, sendo de ouro para o primeiro lugar, de prata para o segundo e terceiro lugares e de bronze para o quarto, quinto e sexto lugares.
Abaixo seguem as equipes contempladas com medalhas em ambos os níveis de prova.
Nível A
1º lugar – Ouro – Equipe “Sua Vaga é Minha”, do Colégio EAC
2º lugar – Prata – Equipe “Pinguinos”, do Colégio Progresso Taquaral
3º lugar – Prata – Equipe “Policamp2”, do Colégio Poliedro Campinas
4º lugar – Bronze – Equipe “Irracionais”, do Colégio Progresso Cambuí
5º lugar – Bronze – Equipe “Bora Toma Uma”, do Colégio Divino Salvador de Itu
6º lugar – Bronze – Equipe “Barney e Seus Amigos”, do Colégio Divino Salvador de Itu
Nível B
1º lugar – Ouro – Equipe “Equipe 7”, do Colégio Poliedro
2º lugar – Prata – Equipe “Fofuxos do Dudu, do Colégio AZ Internacional
3º lugar – Prata – Equipe “Polivila2”, do Colégio Poliedro São Paulo
4º lugar – Bronze – Equipe “ARC”, do Colégio Objetivo
5º lugar – Bronze – Equipe “TQP”, do Colégio Objetivo
6º lugar – Bronze – Equipe “MML”, do Colégio Progresso Itu