Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe 1º Seminário de Insolvência Empresarial e Direito do Agronegócio de Campinas

Evento foi realizado pelo Ibajud (Instituto Brasileiro da Insolvência) e reuniu autoridades de todo Brasil no assunto

A PUC-Campinas sediou, na última sexta-feira (20), o 1º Seminário de Insolvência Empresarial e Direito do Agronegócio de Campinas. A programação, realizada no auditório Agnelo Rossi, contou com cinco painéis com especialistas de renome nacional no tema.

A abertura contou com o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade, Prof. Me. Francisco Vicente Rossi. Na sequência, quem falou foi o presidente do Ibajud.

“O Ibajud está fazendo esse evento em vários estados do país, trazendo essa temática da reestruturação empresarial, e essa temática traz a recuperação judicial, extrajudicial e a falência. Cada vez mais esse assunto está próximo da sociedade”, comentou o presidente do instituto, Breno Miranda. “Para nós é muito importante esse evento, porque os debates aqui são debates práticos”, completa o diretor institucional do Ibajud, Jorge Campos.

Pela manhã, o evento contou com um painel sobre” Recuperação Judicial de não empresários: regime aplicável e associações, fundações e sociedades simples”. Na sequência, ainda pela manhã, o tema do segundo painel foi “Recuperação de empresas sob a ótica multidisciplinar: principais desafios da atualidade”.

No período da tarde, outros três painéis foram apresentados: “A evolução e perspectivas do sistema de insolvência sob a ótica dos Administradores Judiciais”, “A crise do Agronegócio – instrumentos de controle de insolvência após a Lei 14.112/2020” e “O passado, presente e futuro do sistema de insolvência na ótica da experiência”.

“Como professor de direito empresarial, me encanta o Ibajud trazer para nossa Universidade uma discussão de alto nível. A insolvência está na vida de todas as pessoas. Porque os agentes econômicos que acabam pedindo processo judicial ou ingressando na falência”, explica o Prof. Dr. Wagner Armani, da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que participou de um dos debates.

“A PUC-Campinas está de parabéns por acolher esses especialistas que vêm do Brasil inteiro. E parabéns o Ibajud, que organiza esses eventos em um momento importantíssimo”, comentou o Prof. Dr. Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da USP.

“Não é uma temática fácil, requer atuação de especialistas, posicionamento de pessoas que se debruçam sobre o tema, que precisam conversar, debater e chegar em um consenso”, afirmou a Juíza Auxiliar da Corregedoria do CNJ, Dra. Clarissa Tauk.

“Esses encontros são fundamentais, porque é indispensável que nós tragamos o dia a dia da advocacia, dos administradores judiciais, do Ministério Público e Magistratura para dentro da academia, onde deve haver o debate científico”, concluir o professor de Direito Processual da USP, Dr. Oreste Laspro.



Carlos Giacomeli
24 de setembro de 2024