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PUC-Campinas recebe delegação de Faculdade de Engenharia de universidade chilena

Acadêmicos da UCSC vieram discutir parcerias nas áreas de graduação e pós-graduação, pesquisa e inovação

Uma delegação da Faculdade de Engenharia da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), do Chile, esteve no Campus I da PUC-Campinas, no último dia 13 de junho, em visita organizada pelo Departamento de Relações Externas (DRE) da Universidade, com o propósito de discutir ideias de parcerias em programas de graduação e pós-graduação, com foco em atualizações curriculares em ambos, com ênfase em pesquisa, inovação e desenvolvimento, relações universidade-indústria e fortalecimento da participação e da liderança de mulheres nas Engenharias.

Em sua chegada, a delegação chilena, composta pelo secretário acadêmico, Marco Uribe Santibáñez; o coordenador de graduação, Patricio Cea Echeverria; a coordenadora do Curso de Engenharia Informática, Marcia Muñoz Venegas; e o coordenador de Internacionalização, Markus Rabus, foi recebida no Prédio da Reitoria pelo coordenador do DRE, Prof. Me. Carlos Pizzolatto; pelo Analista de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins; e pela Assistente de Relações Internacionais, Luiza Stradiotto.

Logo depois, os acadêmicos chilenos participaram de uma reunião no Espaço Mescla, onde, além dos representantes do Departamento de Relações Externas, também estiveram presentes, o Decano da Escola Politécnica, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira; os professores, diretores e coordenadores dos cursos de graduação das Engenharias Química, Mecânica, Civil, Ambiental, Elétrica e Informática e do programa de Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana; o Gerente do Programa Manacás, Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real; a Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu, Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes; o Gerente Executivo de Novos Negócios, Prof. Renato Manzano; e a Gerente de Educação Continuada, Profa. Dra. Marina Piason Breglio Pontes Oliveira.

Os acadêmicos da delegação chilena conheceram vários locais da PUC-Campinas durante a visita, incluindo o Mescla, o AIoTLab Brasil, os laboratórios da Escola Politécnica e o Manacás.

Após esse encontro inicial para a apresentação das premissas da PUC-Campinas, dos projetos e do funcionamento da Escola Politécnica, além das expectativas da instituição chilena com a visita, em vista das áreas abordadas, foram apresentados aos membros da delegação visitante o próprio Mescla, o AIoTLab Brasil, os laboratórios da Escola Politécnica e o Manacás. Posteriormente, os presentes conversaram sobre parcerias futuras envolvendo projetos Collaborative Online International Learning (COIL) na graduação e colaboração em pesquisas na pós-graduação.

Oportunidades de cooperação
O coordenador de Internacionalização da UCSC, Markus Rabus, comenta que a universidade chilena enxerga como principais oportunidades de cooperação com a PUC-Campinas, projetos em colaboração com a indústria, incluindo práticas educacionais para resolver problemas nessa área, e ressalta que a universidade brasileira conta com laboratórios muito bem equipados.

O secretário acadêmico da instituição chilena, Marco Uribe Santibáñez, por sua vez, diz poder ter observado que há vários elementos em comum que podem gerar colaboração e cooperação entre a UCSC e a PUC-Campinas.

“No nível da graduação, temos programas similares no âmbito da Engenharia, como as Engenharias Elétrica, Civil, de Computação, Industrial, entre outros. Esses programas poderiam ser potencializados através do intercâmbio de experiências acadêmicas. No nível da pós-graduação existem temas de interesse como Ciências de Dados e Inteligência Artificial e Energias Renováveis, que podem gerar pesquisa entre acadêmicos e mobilidade de alunos, talvez, até dupla titulação ou reconhecimento de componentes curriculares”, explica Santibáñez.

Ele diz, ainda, acreditar que a visita da delegação da UCSC à PUC-Campinas foi muito positiva, por esta última possuir um “campus moderno, acolhedor e com espaços onde os estudantes podem se sentir muito à vontade para adquirir uma formação profissional”.

“Me agradou a noção de pertencimento com a qual a PUC-Campinas trabalha os alunos e isso se traduz em espaços acolhedores, limpos, modernos, iluminados e integrais, onde se facilita o trabalho colaborativo e de projetos, tanto acadêmicos, como educacionais. Espaços como o Mescla me chamaram a atenção”, entusiasma-se o secretário acadêmico.

A coordenadora do Curso de Engenharia Informática da UCSC, Marcia Muñoz Venegas, diz ter gostado muito da relação próxima que a PUC-Campinas criou entre a academia, os estudantes e as empresas.

Ela ainda destaca que esse “é um excelente exemplo de como o conhecimento científico se aplica à indústria, e os alunos aproveitam essa relação potencializando a sua formação profissional com a prática no mundo do trabalho desde o seu início. Além disso, os alunos têm oportunidades de desenvolver seus próprios interesses em diversas áreas, como iniciação científica, inovação, empreendimento, liderança e trabalho em equipes interdisciplinares e artes”.

Os representantes da UCSC e da PUC-Campinas discutiram, dentre outros assuntos, parcerias em programas de graduação e pós-graduação, relações universidade-indústria e fortalecimento da participação e da liderança de mulheres nas Engenharias.

Sobre as oportunidades de cooperação que podem haver entre a UCSC e a PUC-Campinas, ela destaca os projetos COIL e atividades no contexto de congressos, seminários, oficinas e componentes onde se pode compartilhar a expertise de ambas as instituições em temas relevantes, entre os quais, hidrogênio verde, inteligência artificial, controle automático, meio-ambiente, hidráulica, estruturas, geotecnia e engenharia marítima, além de estágios acadêmicos para estudantes de graduação e pós-graduação que podem ter distintas durações.

Mudança de paradigma
A Faculdade de Engenharia da UCSC solicitou e obteve, no ano passado, um financiamento da Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID), pertencente ao governo chileno. O objetivo desse aporte foi fortalecer a pesquisa aplicada, a inovação, o empreendedorismo e a transferência de conhecimento e tecnologia, de acordo com o plano estratégico de desenvolvimento da universidade do país andino, de forma a gerar uma mudança cultural nos departamentos e unidades acadêmicas da Faculdade, tendo em conta os desafios que a Engenharia enfrenta em diferentes áreas atualmente.

Essa mudança de paradigma, no entanto, não para por aí. Um dos assuntos que foram tratados durante a visita foi a questão da liderança feminina no mundo das Engenharias. O coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, Prof. Me. Carlos Pizzolatto diz que temas dessa ordem têm uma importância “muito grande”, especialmente para as Engenharias, “por ainda termos um déficit significativo de alunas ingressantes nesses cursos devido ao estigma de serem áreas essencialmente masculinas, tanto no Brasil, quanto no Chile, o que levou a Instituição dos acadêmicos visitantes a empregar ações de estímulo às lideranças femininas nessa área”.

Pizzolatto diz ainda que muitas outras convergências foram identificadas entre os cursos, possibilitando a diversificação de atividades de cooperação para graduação e pós-graduação, “fortalecendo a internacionalização nas áreas de Engenharias, tecnologia e inovação”.

O Decano da Escola Politécnica, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira, comenta que a visita dos acadêmicos chilenos foi “muito produtiva”, uma vez que foi possível a apresentação e discussão de “nossas inovações curriculares, a relação que temos com o mundo do trabalho através da residência tecnológica (modelo inspirado no programa de residência médica, em que os alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas em uma empresa, instituto ou outro lugar compatível), os trabalhos na direção do empreendedorismo e a busca pela participação e liderança das mulheres nas Engenharias”.

Ele encerra dizendo que “foi possível vislumbrarmos interessantes aspectos da formação chilena e esperamos intensificar o nosso relacionamento buscando ações de internacionalização no ensino em um futuro próximo”.



Daniel Bertagnoli
26 de junho de 2024