PUC-Campinas recebe eventos com pesquisadores latino-americanos

Agenda da Rede de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação (REDEPEL) e da Rede de Pós-graduação em Educação da América Latina (RedPeel) trouxe temas da agenda global de educação

A PUC-Campinas recebeu, entre os dias 23 e 27 de setembro, três eventos promovidos por duas redes latino-americanas de educação: a Rede de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação (REDEPEL) e a Rede de Pós-graduação em Educação da América Latina (RedPeel). Na programação, os participantes abordaram a Diversidade Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades contempla pesquisas que reúnem temas da agenda global do campo educacional.

A comissão organizadora da PUC Campinas foi constituída pela coordenadora do PPG (Programa de Pós-Graduação) em Educação, Profa. Dra. Elvira Cristina Tassoni, pelo Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino, o Prof. Dr. Samuel Mendonça e a Profa. Dra. Maria Silvia Librandi da Rocha, além das doutorandas Angelica Lima e Manuela Azevedo.

A abertura contou também com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira. Ao todo, cerca de 300 participantes de diversos países latino-americanos participaram dos trabalhos, que foram desenvolvidos em palestras, painéis, minicursos, espaço para a socialização de teses e dissertações, além de uma rica agenda cultural que contou com a presença de estudantes de educação básica e a visita dos participantes no espaço escolar do município de Campinas.

Receber estudantes e visitar o espaço escolar são características marcantes dessas Redes, na busca por soluções aos problemas educacionais na América Latina.

“Os eventos realizados pelo PPG em Educação marcaram a união do corpo docente, que participou das atividades, e o engajamento de mestrandos e doutorandos no diálogo com professores e estudantes estrangeiros. A nossa PUC-Campinas ganhou visibilidade internacional e muito prestígio com os colegas latino-americanos que estiveram aqui”, disse a Profa. Dra. Elvira Cristina Tassoni.

“O financiamento da CAPES, concedido por meio do Edital Paep, fez a diferença para a organização do evento que, somado à infraestrutura qualificada da PUC-Campinas, propiciaram momentos de reflexão, mas também intercâmbio cultural. Professores e estudantes do Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela se encantaram com a diversidade cultural vivida no campus universitário, fortalecendo as relações dos integrantes do PPG com os distintos pesquisadores”, afirmou o professor Samuel Mendonça, um dos responsáveis pela organização do evento.

Na programação, houve também a eleição para a escolha da nova sede do evento, de 2025, que contou com a candidatura de três instituições: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (Colômbia), Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras) e Universidad Autónoma de Zacatecas (México). De forma democrática, os representantes das 27 instituições das Redes elegeram a cidade de Tunja, na Colômbia e o evento será organizado pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC.

Carlos Giacomeli
30 de setembro de 2024