PUC-Campinas recebe selo de Universidade Inovadora 2024

Certificação foi fornecida pela Revista Ensino Superior e foi direcionada a Instituições que são referência em inovação no país

A PUC-Campinas recebeu o selo de “Universidade Inovadora 2024”, fornecido pela Revista Ensino Superior, uma das publicações referências no Brasil nesse ramo de atuação. A classificação é dada para as instituições que são modelo de inovação em todo país.

Durante o 26º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, a PUC-Campinas, por meio da Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, e da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, falaram sobre as ações da Universidade, que têm sido fortalecidas a cada ano.

“A educação representa uma dádiva e um desafio contínuo. Em nossa Instituição, com identidade católica, consideramos a educação como o maior patrimônio que um indivíduo pode adquirir. Acreditamos na transformação profunda que a educação pode provocar na vida de famílias inteiras, um testemunho que temos acompanhado ao longo dos 83 anos de nossa trajetória. Apesar dessa esperança, somos plenamente conscientes dos desafios significativos que enfrentamos, que se manifestam desde os resultados de exames de ensino básico, como o IDEB, até os fatores econômicos que frequentemente fazem com que muitos jovens abandonem o ensino médio antes de chegar ao ensino superior”, disse a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta. “Diante dessa complexidade, e entendendo a educação como um processo sistêmico, as universidades estão reavaliando seus papéis na sociedade. Na PUC-Campinas, iniciamos um debate aprofundado sobre o futuro de nossa universidade, sempre com a consciência de que não operamos isoladamente; estamos intimamente conectados com o contexto local e global”, concluiu a Pró-Reitora.

A Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, em sua palestra no evento, também reforçou as diversas iniciativas da Universidade em prol da inclusão e da curricularização da extensão, que integra as atividades acadêmicas a projetos de extensão. “Essa prática aproxima a Universidade da comunidade, proporcionando aos estudantes uma formação mais ampla e humana. Esse eixo transversal é fundamental para promover uma educação verdadeiramente integral e inclusiva”, explicou a Pró-Reitora de Graduação.

Olhar para o futuro

A PUC-Campinas revê e atualiza, periodicamente, o Planejamento Estratégico da Universidade, alinhado ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional. A Universidade criou um comitê com membros da comunidade interna e externa, interdisciplinar e intersetorial para apoiar a alta administração na reflexão do papel e posicionamento da Universidade, quando ela completar 100 anos, em 2041, no projeto PUC Rumo aos 100 anos.

Ensino Pesquisa e Extensão

A Universidade também investe em mudanças na forma de ensinar, seja pela mediação de ferramentas tecnológicas, seja por estratégias de ensino-aprendizagem dos docentes que, reposicionam o estudante ainda mais como protagonista e participante da aprendizagem, a integração da pesquisa e da extensão neste processo estão ainda mais fortalecidos e necessários.

“O fortalecimento deste tripé, ensino, pesquisa e extensão, somada a transversalidade da inovação, contribuem para novas formas de ensino-aprendizagem e de geração de conhecimento, de uma Universidade Inovadora que abrigará ainda mais estudantes intergeracionais, nativos ou não digitalmente, de diferentes realidades, com percepções e diferentes experiências de vida” comenta a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira.

Rankings

A PUC-Campinas foi classificada entre as 7 melhores universidade particulares do Brasil pelo “QS América Latina e Caribe – Edição 2025”, um dos rankings mais conceituados mundialmente. A análise também colocou a Universidade como TOP 5 em reputação acadêmica entre as universidades particulares do país. O QS ouviu 1.900 pesquisadores e 660.000 empregadores da América Latina e Caribe.

A Universidade também se destaca em rankings de abrangência global. A PUC-Campinas figura pelo 3º ano consecutivo entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2025, um dos três rankings internacionais mais conceituados.

No UI GreenMetric World University Ranking, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

Carlos Giacomeli
21 de outubro de 2024